1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

As plantas aromáticas na Madeira - alecrim

Alecrim 

Rosmarinus officinalis
Família: Lamiaceae

plantas aromaticas 2 aipo de folha O alecrim é uma planta de climas mediterrânicos, com verões muito quentes e secos, pelo que prefere uma situação bem ensolarada e solos bem drenados. Propaga-se facilmente por estaca. É uma planta perene, muito rústica e que tende a permanecer em floração pelo ano inteiro. É muito procurada pelas abelhas e pode atingir um diâmetro de 1,20 m e uma altura de 0.90 m ao fim do primeiro ano de plantação.

O alecrim é uma boa fonte de ferro e de cálcio.

Para além do seu uso nas tradições populares, é usado em infusões para dores de cabeça e melhorar a memória. Em culinária, usa-se para o tempero de vinagres e geleias, batata e outros legumes, bolos, pão e carnes, especialmente de porco. Na preparação de marinadas para churrasco, ajuda a reduzir a ingestão das toxinas formadas pelas altas temperaturas. A infusão das folhas dá um bom vaporizador facial e serve para tingir os cabelos escuros.


Fátima Freitas
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

 

Veja também:

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.