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“Madeira Mesa Rural” – uma aposta na valorização dos produtos da Madeira!

MadeiraMesaRural DICAs 1 “Madeira Mesa Rural” é uma iniciativa da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA), através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícola e Agroalimentares, Divisão de Análises Sensórias, no âmbito do Projeto “Madeira Mesa Rural” candidatado ao PRODERAM 2020, Medida 1 – Transferência de Conhecimentos e Ações de Informação, Submedida 1.2 - Apoio a Atividades de Demonstração e Ações de Informação, e nasceu da necessidade de se promover a realização de um conjunto de ações inovadoras de sensibilização e informação, com os seguintes objetivos:

- Garantir uma formação contínua dos técnicos da Direção Regional provadores da Câmara, que prestam apoio ao sector e, sobretudo, aos ativos do setor agrícola e alimentar;

- Colmatar a necessidade de divulgação de mecanismos de qualificação;

- Aproveitar a oportunidade de divulgar a inovação da análise sensorial na valorização dos produtos agroalimentares da RAM;

- Aproveitar a oportunidade de apresentar ações de sensibilização/divulgação úteis ao setor agroalimentar;

- Adaptar a agricultura e a indústria agroalimentar da Madeira às necessidades atuais, dotando os vários agentes de mais e melhores ferramentas para comercializar os seus produtos;

- Desenvolver a vertente da comunicação e atualização do conhecimento ao público final destes mesmos produtos e das práticas que promovem e acrescentam valor a todo circuito;

- Dotar o público-alvo com conteúdos de formação em matérias inovadoras e atuais, que ajustam às explorações agrícolas e indústrias de transformação alimentar (de pequena dimensão) as práticas ambientalmente adequadas, utilizando de forma sustentável os recursos promovendo a sua sustentabilidade económica;

- Desenvolver ações de demonstração e informação ao público-alvo e a formadores de opinião sobre os produtos agrícolas e alimentares da Madeira, promovendo o seu conhecimento e reconhecimento de forma inovadora e valorizada

Como tal, adaptar a agricultura e a indústria agroalimentar da Madeira às necessidades atuais dotando os vários agentes de mais e melhores ferramentas para comercializar os seus produtos foram os objetivos base deste projeto, não esquecendo a vertente da comunicação e atualização do conhecimento ao público final destes mesmos produtos e das práticas que promovem e acrescentam valor a todo circuito.

Em linhas gerais, os objetivos foram:

1. Dotar os empresários com conteúdos de informação em matérias inovadoras e atuais, que ajustam às explorações agrícolas e indústrias de transformação alimentar (de pequena dimensão) as práticas ambientalmente adequadas, utilizando de forma sustentável os recursos e promovendo a sua sustentabilidade económica e a valorização dos produtos, com o recurso a várias ferramentas;

2. Desenvolver ações de demonstração e informação para técnicos, formadores de opinião e população em geral sobre os produtos agrícolas e alimentares da Madeira, promovendo o seu conhecimento e reconhecimento de forma inovadora;

3. Dotar com mais informação e conhecimentos a CP (AgroSenseLab) e aos produtores sobre a importância da "Marca de Qualidade" e da análise sensorial na valorização dos produtos da Madeira.

As ações desta candidatura pretendem ainda valorizar a sustentabilidade, que é palavra de ordem dos nossos dias e que se reveste de várias camadas, compondo um universo multidimensional, cada vez mais valorizado.

A sustentabilidade do trabalho humano e a sua envolvência cultural reconhece os produtos endógenos, artesanais e/ou tradicionais como uma necessidade.

A sustentabilidade ambiental valoriza as práticas agrícolas menos agressivas para o ambiente e para a saúde humana e traduz-se na reeducação de quem produz e de quem consome.

A sustentabilidade económica é o eixo central que faz desenvolver as atividades produtivas, promovendo o desenvolvimento de uma região e das pessoas que trabalham os produtos.

Assim, no ano de 2022 foram realizadas quatro ações, das quais disponibilizar-se-á semanalmente os respetivos manuais. São eles:

1 -Valorização dos produtos alimentares artesanais para a valorização de uma região
2 - A importância do design para conquistar mercado - packaging e comunicação
3 - Comercialização de produtos alimentares/Estabelecimento de circuitos curtos de comercialização
4 - Da ideia à empresa

Nesta edição do DICAs, ir-se-á disponibilizar o manual Valorização dos produtos alimentares artesanais para a valorização de uma região, onde se realça que os produtos alimentares artesanais, sejam eles matérias-primas ou processados, devem somar valor por esse mesmo facto. A utilização de mão-de-obra humana diferencia o resultado final e algumas práticas resultam de atividades culturais que devem ser valorizadas. Reconhecer estes fatores aumenta a autoestima de uma região, acrescentando argumentos e valor de venda, promovendo assim a sustentabilidade do trabalho humano.

Para além destes manuais, foram produzidos neste projeto cinco vídeos promocionais de alguns produtos da Madeira e do contributo da AgroSenseLab na sua valorização, aos quais pode aceder nas redes sociais Facebook ou Instagram ou nas seguintes ligações:

- Anona da Madeira (DOP):
https://vimeo.com/787900151/8f8efb9690

- Batata-doce da Madeira (DO): https://vimeo.com/787900419/5b4ca99629

- Requeijão da Madeira (IG):
https://vimeo.com/787900948/29b18aa459

- Sidra da Madeira (IG):
https://vimeo.com/787901145/a47761682c

- AgroSenseLab:
https://vimeo.com/787900609/a767c4861e


Zita Maria de Caires de Vasconcelos
Chefe de Divisão de Análises Sensoriais
Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

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