1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

“Os Comeres de Antigamente – Porto Moniz” em vídeo e em caderno, ao alcance de um clique!

comeres de antigamente PORTO MONIZ capa DICAsComo já foi oportunamente divulgado no DICAs, o Roteiro Gastronómico do Arquipélago da Madeira, que tem o título genérico "Os Comeres de Antigamente", é uma iniciativa da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Direcção de Serviços da Ruralidade, Divisão de Dinamização e Valorização Rural, numa parceria com a Associação Atremar a Ilha.

A recolha de receitas tradicionais junto das pessoas mais velhas, que aprenderam esses saberes com as suas mães ou avós, e que garantem desse modo a antiguidade e genuinidade das mesmas, é um dos objectivos do Roteiro.

O uso dos produtos agrícolas locais nessas receitas, muitos deles emblemáticos dos concelhos e o conhecimento mais pormenorizado de alguns amanhos culturais a estes associados norteiam igualmente este projecto.

 

A alimentação como elemento integrante da identidade cultural de um povo tem despertado o interesse de muitos investigadores com diversas formações académicas, com vista ao aprofundamento desse conhecimento, pelo que esta temática das receitas tradicionais tem sido tratada ao longo do tempo com outras publicações. Porém, é do nosso entendimento que este Roteiro Gastronómico do Arquipélago da Madeira - "Os Comeres de Antigamente" traz algo de diferente: a importância e o protagonismo dos produtos agrícolas locais e seus transformados, como garante da autenticidade de determinado pão, bolo, sopa, prato, entre outras iguarias.

No passado dia 13 de Julho, apresentou-se na sessão de abertura da 66.ª Feira Agro-Pecuária do Porto Moniz, no recinto da Feira, no sítio das Portas da Vila, freguesia e concelho do Porto Moniz, o caderno dedicado ao concelho do Porto Moniz, que é o segundo da colecção de 11 publicações (o primeiro foi o do concelho de Santana), tantas quantos os concelhos do Arquipélago da Madeira, onde se tem uma breve caracterização agrícola das 54 freguesias que compõem aqueles municípios, uma descrição sumária dos produtos agrícolas mais emblemáticos e dez receitas por concelho.

Importa recordar que a Associação Atremar a Ilha, através de Sandra Cardoso e do realizador Rui Dantas Rodrigues como parceiros de “Os Comeres de Antigamente”, colaboraram no registo das receitas em vídeo, que foi apresentado o ano passado pela primeira vez numa versão promocional, na 65.ª Feira Agro-Pecuária do Porto Moniz, e na sua versão integral a 5 de Dezembro de 2022, na Casa do Povo do Porto Moniz. Resumidamente, Sandra interpreta o papel dela própria, "vestindo" a pele do visitante que quer saber mais como se cultiva certo produto agrícola como por exemplo, o milho, sobre o seu uso na cozinha de uma determinada freguesia/concelho; ajuda também na confeção dessas receitas e conversa com as pessoas que as cozinharam, para entender como e com quem aprenderam a fazer aquela receita.

Agora, com o caderno em suporte de papel e no formato electrónico lançados publicamente, divulga-se igualmente o vídeo “Os Comeres de Antigamente – Porto Moniz”.

Neste momento, prosseguimos com o trabalho de campo já concluído nos concelhos de São Vicente e do Porto Santo, e contamos ir para o concelho da Calheta nos meses de Setembro e Outubro do presente ano. Oportunamente, serão divulgados as datas e os locais de apresentação, quer dos vídeos, quer dos cadernos destes concelhos.

(O autor prefere usar a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990)


Joaquim Leça
Coordenador dos Cadernos “Os Comeres de Antigamente”
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.