1 1 1 1 1

Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar recebe Certificado de Qualidade Ambiental - Prata

A Câmara Municipal do Funchal, no passado mês de junho, fez a entrega dos Certificados de Qualidade Ambiental às instituições que demonstraram cumprir com o artigo 18.º do Regulamento de Resíduos Sólidos e de Comportamentos Poluentes do Concelho do Funchal (fig. 1), como ato de reconhecimento do bom desempenho ambiental ao nível da deposição seletiva de resíduos sólidos no último ano.

Um certificado de qualidade ambiental é um documento que atesta que uma empresa ou uma instituição que presta serviços segue os padrões e diretrizes estabelecidos para proteger e preservar o meio ambiente, cujo objetivo principal é reconhecer e promover as práticas sustentáveis que minimizam os impactos ambientais negativos, sem descurar a produção e prestação de serviços das empresas e instituições, nem prejudicar o desenvolvimento económico.

As entidades cumpridoras deste Regulamento, para além da bonificação na tarifa mensal de resíduos sólidos, são premiadas em cerimónia pública, com a entrega de um Certificado de Qualidade Ambiental, conforme seja de “Qualidade muito boa”: Certificado de Qualidade Ambiental – Ouro e “Qualidade boa”: Certificado de Qualidade Ambiental – Prata.

certificado de qualidade ambiental prata 1
Fig. 1 – Cerimónia de entrega do Certificado de Qualidade Ambiental na Câmara Municipal do Funchal 

Pelo 13.º ano consecutivo, as boas práticas na gestão dos resíduos sólidos indiferenciados adotadas pelo Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA), da Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares (DSLAA), da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), foram reconhecidas pela edilidade do Funchal com o Certificado de Qualidade Ambiental - Prata.

O LRVSA foi uma das 65 instituições que cumpriram as boas práticas na separação de resíduos recicláveis, num universo de 135 entidades inspecionadas.

 

Este reconhecimento expressa o comprometimento da DSLAA com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, que se traduzem em vantagens de carácter ambiental (poupança de matérias-primas e preservação dos recursos naturais) e económico (bonificação na tarifa mensal de resíduos sólidos, reciclagem de materiais e promoção da economia circular).

certificado de qualidade ambiental prata fig2
Fig. 2 – Certificado de Qualidade Ambiental - Prata 

A consciência e a preocupação ambiental presente nos elementos do LRVSA contribui para uma melhor gestão dos resíduos e redução das consequências da sua atividade no meio ambiente, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida de todos.

É intenção da Direção deste Laboratório continuar a trabalhar com empenho na melhoria da eficácia da separação dos residuos sólidos, bem como no aprofundamento, expansão e integração a todos os níveis das políticas de sustentabilidade que garantam às gerações vindouras o património que lhes pertence.

“Você pode dizer o quão avançada uma sociedade é pela quantidade de lixo que recicla”.
Dhyani Ywahoo


Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícola e Agroalimentares
Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.