1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Dia dos Avós - celebrar o carinho entre gerações!

familia refeicao O Dia dos Avós é comemorado a 26 de julho, por ser o Dia de São Joaquim e de Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus. Esta data foi conquistada por uma avó portuguesa, Ana Elisa Castro, que lutou para que fosse reconhecida uma data que valorizasse os avós, o que conseguiu em 2003.

Os avós são fonte de ternura, sabedoria e muita diversão. São também uma ajuda preciosa: poucos são os pais trabalhadores que não necessitam de pedir ajuda aos avós para ir buscar à escola ou às atividades ou mesmo ficar com os netos… Muitas vezes acusados de “deseducar”, os avós conseguem distinguir, na sabedoria da sua experiência, o essencial do acessório e educar “com mel”.

Mas não são só os avós que fazem bem aos netos: os netos acrescentam anos de vida aos avós, trazendo alegria e motivação.

 

 

Os avós desempenham ainda um papel importante na educação alimentar dos netos, sendo elementos importantes na construção dos hábitos alimentares das crianças e na transmissão das tradições da dieta mediterrânica, sendo muito importante passar esses conhecimentos às gerações mais jovens. De facto, os avós são os guardiões da dieta mediterrânica, cujo nome deriva da palavra grega “díaita”, que quer dizer “modo de vida”.

E é este modo ou estilo de vida que é tão importante que se consiga passar às gerações mais jovens: uma alimentação saudável e sustentável, em que se convive em roda da mesa e sem excessos que prejudiquem a saúde, complementada com a prática regular de atividade física e as horas necessárias de sono.

Para comemorar o Dia dos Avós, sugiro um desafio para toda a família: um dia sem net, sem ecrãs nem smartphones, em que tudo seja feito “como antigamente”. Pegar no velhinho livro de receitas escrito à mão, elaborar uma lista de compras, ir a pé ao Mercado adquirir os alimentos (da época e regionais, de preferência) necessários e confecionar o almoço em conjunto. Depois do almoço, um bom passeio e terminar a tarde com jogos tradicionais.

Mais do que prendas, memórias!


Sónia Xavier, nutricionista do SESARAM,EPE RAM
Nutricionista|0020N

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.