1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

A fresa

fresa foto5 A fresa é uma alfaia agrícola de corpos móveis, cujo corpo principal é um veio, munido de lâminas, que roda em torno do seu eixo.

fresa foto2 veio lamina fresa foto1 avental

Em laboração, são as facas ou lâminas deste veio que, com o seu movimento de rotação e de traslação do trator, cortam o solo, projetando-o contra o avental da própria alfaia, para que se obtenha a desagregação do solo e eliminação de ervas e matos.
fresa foto3 A acoplagem da alfaia à TDF - tomada de força (1) do trator faz-se através dos três pontos e do veio da TDF por meio de uma cardan (2)

A fresa está equipada com um sistema de engrenagens lubrificado (3) que muda de direção o movimento de rotação transmitido pela TDF e cardan para o veio da alfaia com facas.

 

fresa foto4 A largura da fresa deve ter, no mínimo, a largura entre os rodados do trator, de modo a evitar que o rodado do trator calque solo já lavrado pela alfaia.

A lavoura com fresa confere ao solo uma boa mistura de solo e o respetivo afofamento, assegurando uma camada de solo adequada para a sementeira imediata. No entanto, quando o solo volta a abater, a sua estrutura desaparece por destruição dos agregados, em especial com a ocorrência de pluviosidade.

Por conseguinte, para que a fresa seja uma mais-valia na exploração agrícola, a sua utilização deve ser alternada com lavouras mais profundas, com recurso à charrua de aivecas, por exemplo, evitando assim a pulverização excessiva do solo e o aparecimento do calo de lavoura.

fresa foto6 A utilização desta alfaia deve ocorrer em solos isentos de pedra, para que, durante a execução da lavoura, as facas ou lâminas não sejam danificadas.


António Henrique Fernandes Ferreira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.