1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A agricultura de precisão na Madeira

a agricultura de precisao DICAs 1Quando, no dia 15 de maio, se comemora o Dia do Agricultor, verifica-se que a agricultura madeirense acompanha a evolução técnica e tende a utilizar soluções e equipamentos mais eficientes, cujo objetivo final é sempre a otimização de uso de recursos e a simplificação de processos, em prol do aumento da produtividade.

Apesar da pomposidade do nome, a “agricultura de precisão” resume-se basicamente ao conjunto de ferramentas e tecnologias que possibilita ao agricultor conhecer toda a sua área de cultivo de forma completa, aumentando assim o seu rendimento para cada cultura, garantindo sempre a sustentabilidade e a minimização dos impactos ambientais, bem como permitindo a utilização de estratégias para solucionar os problemas de pouca uniformidade de culturas.

O conceito de agricultura de precisão está normalmente associado à utilização de equipamento de alta tecnologia para avaliar, ou monitorizar, as condições numa determinada parcela de terreno, aplicando depois os diversos fatores de produção (sementes, fertilizantes, fitofármacos, reguladores de crescimento, água, etc.) em conformidade.

Estas práticas, que permitem a disponibilização de grande quantidade de dados específicos da cultura, podem ser desenvolvidas com diferentes níveis de complexidade e com finalidades distintas, ajudando o produtor na tomada de decisões e na redução das incertezas do negócio, garantindo a competitividade e a sustentabilidade.

 

Assim, podemos dizer que a agricultura de precisão é um sistema de gestão que considera todos os aspetos das culturas: a produtividade, o tipo de solo, as infestações, as doenças e as pragas.

No caso do solo, as suas características físicas e químicas, entre outros aspetos, terão influência colossal no sucesso ou fracasso de uma cultura. Desta forma, quanto maior for a quantidade de dados recolhidos, maior e mais acertado será o diagnóstico sobre a variabilidade presente nas culturas. A capacidade de armazenamento de água, o teor em nutrientes, o pH ou a matéria orgânica são outros exemplos de características tidas em consideração.

São, pois, motivos de satisfação neste dia especial em que se comemora a Agricultura e o Agricultor que se encarrega de, orgulhosamente, lavrar a terra, lançando a semente que ir-se-á transformar no pão que todos necessitamos diariamente. E, naturalmente que, referindo-nos ao agricultor, pensamos igualmente nas muitas mulheres que fazem desta dura missão a sua rotina diária.

O futuro mostra-se assim favorável para a aplicação deste tipo de tecnologia, já que tem vindo a diminuir tendencialmente o seu custo, enquanto o nível educacional dos produtores tem vindo a aumentar, existindo hoje cada vez mais estruturas de apoio técnico na agricultura.

Uma ferramenta que a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, coloca ao dispor dos produtores regionais na gestão das suas propriedades, independentemente da sua dimensão, permitindo, por exemplo, a utilização dos elementos necessários para a produção na hora certa, no local correto e nas quantidades adequadas, promovendo sempre a produtividade e a sustentabilidade agrícola.


Nélio Olim
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.