1 1 1 1 1

Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural presente na palestra técnica da VII Mostra do Mel e da Poncha

mostra do mel e da poncha 1

Nos dias 27, 28 e 29 do passado mês de janeiro, realizou-se a VII Mostra do Mel e da Poncha, na Freguesia da Serra de Água, uma organização da Casa do Povo local e que conta com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Os técnicos da Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico, da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, marcaram presença na palestra técnica dirigida a agricultores e apicultores, num total de 20 pessoas, com temas relacionados com a apicultura e a agricultura biológica.

Foram abordados temas relevantes, a exemplo da importância do conhecimento da legislação apícola 16/2020/M, de 15 de dezembro, para a localização de apiários e a sanidade apícola, bem como da agricultura biológica.

A atividade apícola assume um papel importante no equilíbrio ecológico da flora, através da atividade polinizadora das abelhas, traduzindo-se num acréscimo de produtividade e rentabilidade de diversas culturas agrícolas.

A sanidade apícola é um aspeto fundamental para a viabilidade da atividade e implica a realização de programas sanitários que promovam uma luta racional contra esses parasitas e garantam a sustentabilidade da atividade.

 
mostra do mel e da poncha 1 mostra do mel e da poncha 3

Foram apresentados os fatores legais para a instalação de um apiário, nomeadamente o registo da atividade e a declaração de existências; as distâncias legais para a implantação de um apiário e a densidade de implantação, ou seja, o número de colmeias permitidos por lei.

Na parte da sanidade apícola, foram apresentadas as principais doenças que afetam os apiários na ilha da Madeira, como também quais os cuidados a ter e os tratamentos a efetuar na presença destas doenças.

Nesta palestra, foi também realçada a importância da agricultura biológica para a apicultura, tendo sido abordadas as principais práticas agrícolas utilizadas neste modo de produção, como a gestão da fertilidade do solo, o controlo das infestantes, a integração pecuária e a proteção das culturas.

Foi também apresentado o panorama da apicultura biológica na RAM, salientando que as abelhas são os polinizadores economicamente mais valiosos em todo o mundo, desempenhando um papel fundamental no funcionamento de quase todos os ecossistemas terrestres. Sendo que 80% das plantas cultivadas depende da polinização natural, foram expostos os riscos dos pesticidas, mais especificamente sobre as abelhas.

Ainda relativamente à apicultura no modo de produção biológico, foram apresentadas as principais regras para a certificação neste modo de produção, de acordo com o regulamento (UE) 2018/848, de 30 de maio, nomeadamente o tempo de conversão, a nutrição, o alojamento dos animais e as práticas de criação.


Andreia Fernandes
Micaela Martins
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.