1 1 1 1 1 Pontuação 2.00 (1 Votos)

AgroSenseLab promove atividade “Aromas da Festa”

AgroSenseLab o doce sabor da Festa DICA A Câmara de Provadores dos Produtos Agrícolas e Agroalimentares da RAM (AgroSenseLab) vai estar presente, pela primeira vez, na iniciativa “o doce sabor da Festa”, que decorre de 09 a 11 de novembro, no Largo da Restauração, com a atividade “Aromas da Festa”, convidando o público em geral a contactar com os aromas mais típicos da época natalícia, acondicionados em frascos sem identificação, com o intuito de identificá-los.

Esta atividade de análise sensorial decorre na sexta-feira, dia 09, pelas 18h30, e no sábado, dia 10, pelas 15h.

A AgroSenseLab é um serviço de prova criado em janeiro de 2017 pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da sua Direção Regional de Agricultura, de acordo com o referencial normativo NP ISO 8586-1 (2001) - "Análise Sensorial: Guia Geral para a Seleção, Treino e Controlo dos Provadores – Parte 1: Provadores Qualificados".

 

É um órgão colegial, composto por um grupo de pessoas detentoras de conhecimentos técnicos e de treino específico de prova, com a missão de avaliar sensorialmente a genuinidade e qualidade dos produtos agrícolas e agroalimentares tradicionais, sendo mais um instrumento ao dispor da Região na valorização, defesa, proteção e preservação do nosso património gastronómico e cultural.

A AgroSenseLab baseia a sua ação na análise sensorial, ciência que utiliza os sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato) como instrumentos na avaliação dos atributos organoléticos de um alimento.

Para a manutenção da competência dos provadores é dada formação contínua aos seus membros, que participam em treinos de análise sensorial (controlo da qualidade interna), bem como em ensaios interlaboratoriais como um instrumento de autoavaliação do desempenho da Câmara (controlo da qualidade externa).

Para a promoção da qualidade dos produtos agrícolas e agroalimentares são feitas provas de controlo de qualidade (teste triangular, teste duo-trio e teste de avaliação mediante uso de escalas); a análise de aceitação e despiste de atributos; a avaliação e descrição de diferenças sensoriais dos produtos, em termos de atributos (avaliação de produtos inovadores); a determinação de perfis sensoriais para comparação entre referência (garantia da genuinidade); a avaliação e descrição dos produtos em termos de atributos, para preparação de cadernos de especificações; e a participação como membros de júris em painéis de avaliação dos produtos tradicionais e agrícolas em concursos de eventos gastronómicos, agronómicos e agroalimentares.

Neste fim de semana, participe n' "o doce sabor da Festa" e teste as suas aptidões sensoriais!

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.