1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A inevitabilidade da polinização manual da anoneira

polinizacao 2 As alterações climáticas são uma realidade inegável e as culturas cujas produções são fortemente condicionadas pelo clima são as primeiras a acusarem os resultados dessas mesmas alterações, servindo até de indicadores.

No grupo das espécies agronómicas mais sensíveis ao efeito das alterações climáticas está a anoneira, uma vez que os fatores climatéricos afetam de forma significativa a sua produtividade, até porque a polinização e a fecundação dependem fundamentalmente da temperatura, da humidade relativa e do vento, com intervalos bastantes precisos, para que se processe a polinização e a fecundação natural.

Nos últimos quatro ou cinco anos, e com maior incidência no ano transato, a produção tem vindo a decrescer significativamente e, na campanha de 2020/2021, registou-se, em média, uma redução de 80%. As previsões para a atual campanha (2021/2022) são relativamente melhores, com um acréscimo entre 15 a 20%. No entanto, se comparado com um ano normal de produção, é ainda considerado um ano com baixa produção.

Esta situação, que aparenta ser mais frequente, “obriga” aos produtores de anona a recorrer à técnica da poda e, sobretudo, à polinização manual, garantindo, assim, um rendimento mais elevado.

De entre as práticas agronómicas, a poda, em conjunto com a polinização manual, além de garantir uma melhor produção, permite que o agricultor oriente a sua produção para uma determinada época do ano, conseguindo não só uma maior quantidade e qualidade, como também melhores preços.

 

polinizacao 3 Esta prática requer, de igual modo, uma maior atenção às regas e à fertilidade, para potencializar a polinização manual.

Os Serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, já antevendo a situação, tem vindo a promover nos últimos anos ações de formação, no âmbito da “poda em anoneiras” e “polinização manual em anoneiras”.

Os benefícios da poda, conjugada com a polinização manual, é obter produções mais elevadas, na época do ano que mais lhe interessa, nomeadamente em termos de preço.

Caso esteja interessado em saber mais sobre a técnica da polinização manual, pode dirigir-se à Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico (DSDA), no Caminho das Voltas, n.º 11, Santa Maria Maior, ou contactar através do telefone 291 214 310 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Aurélia Sena
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.