1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

As crianças e as refeições

familia refeicao Como é bom ser criança! Viver na era dos sonhos, dos porquês, das brincadeiras, das gargalhadas genuínas, da inocência, das descobertas e da curiosidade sobre tudo o que nos rodeia.

E quando aprendemos melhor? Certamente quando estamos motivados. O entusiasmo é o catalisador da aprendizagem. Se o processo não estiver a ser divertido, é muito provável que a lição não seja bem compreendida.

Sabia que as crianças e adolescentes que fazem as refeições em família têm hábitos alimentares saudáveis? Pois ingerem maiores quantidades de frutas, vegetais e leguminosas em relação aos que comem fora de casa.

A família é, em verdade, um local não só de afetos, mas também de aprendizagem e de transmissão de valores que nos acompanham ao longo da vida. Assim, podemos dizer que a família é um “catalisador” de saberes, competências e atitudes, sendo componente essencial na educação para a saúde que pressupõe a aprendizagem dos hábitos saudáveis, em que a alimentação faz parte! Os pais bem como toda a família têm uma influência marcante no comportamento e no padrão alimentar das crianças.

As refeições em família acarretam vários benefícios para toda a família, pois permitem a troca de conhecimento mútuo e de experiências, fortalecendo as relações familiares.

A vida moderna alterou significativamente os hábitos que deveriam de ser preservados, para benefício não só da nossa saúde, mas também do nosso bem-estar. A tão tradicional “mesa de jantar” que noutros tempos era símbolo da união em família, é cada vez menos prese na nossa casa: a falta de espaço ou de tempo, o crescimento das famílias monoparentais, o hábito de comer com o prato no colo a ver televisão ou enquanto se está no computador, no telemóvel ou no tablet

 

 

Lembre-se que a sua presença na hora do almoço/jantar, é fundamental para transmitir aos seus filhos os bons exemplos que serão seguidos durante a vida adulta. Se a criança vê que os pais comem hortícolas, fruta, peixe, leguminosas, vai ter vontade de querer imitar e, portanto, experimentar.

As crianças estão sempre muito atentas e captam tudo à sua volta e tenha em mente que os valores que são demonstrados pela família são transmitidos mais que pelo fazem do que pelo que é dito: As práticas valem muito mais do que as teorias!

O que é que os pais, como modelos de referência devem transmitir aos seus pequeninos?

- Evitar mastigar demasiado rápido;

- Servirem-se de quantidades adequadas no prato;

- Evitar fazer comentários negativos relativamente a um alimento em específico: por exemplo, “a papaia sabe a vómito”;

- Envolver a criança na aquisição dos alimentos bem como na sua preparação, confeção e empratamento. Organize uma espécie de MasterChef com os pequeninos lá em casa;

- Respeitar os horários das refeições e fazê-las em ambiente tranquilo e acolhedor, sem discussões e sem comentários que causem desconforto;

- Estar atento à refeição e ao convívio familiar: evitar, para tal, a televisão, o telemóvel, tablet ou computador;

- Praticar em conjunto atividade física, seja através de caminhadas ou corridas. Pode até organizar uma mini maratona com a família.

Não se esqueça que é “desde pequenino que se torce o pepino!”


Alison Karina de Jesus
Nutricionista (2874N)
SESARAM, EPERAM

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.