1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Carne maturada: não apresenta mais riscos do que a carne fresca!

carne maturada DICAs 2 A carne maturada não apresenta nenhum risco adicional, em comparação com a carne fresca, desde que maturada sob condições controladas, concluíram os especialistas da EFSA num parecer científico divulgado.

O envelhecimento da carne é um processo durante o qual microrganismos e enzimas atuam sobre a carne para quebrar o tecido conjuntivo, amaciando a carne e dando-lhe um sabor mais rico. Isso pode ser feito por meio de dois métodos principais: maturação húmida e maturação seca.

A maturação húmida é usada para carne de bovino, suíno e ovino, que é armazenada e refrigerada numa embalagem a vácuo, enquanto a carne maturada a seco é refrigerada sem embalagem, o que resulta numa superfície seca que é cortada antes da preparação.

 

“A popularidade da carne maturada aumentou nos últimos anos entre a indústria de alimentos e restaurantes, mas até agora havia falta de conhecimento sobre sua segurança. O conselho da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) contribui para preencher essa lacuna e fornece uma base científica sólida para os operadores de empresas de alimentos produzirem carne maturada segura”, disse o presidente do Painel de Riscos Biológicos da EFSA, Prof. Kostas Koutsoumanis.

Não há riscos adicionais envolvidos, desde que a combinação específica de tempo e temperatura identificada no parecer científico seja observada durante o processo de envelhecimento, disseram os especialistas da EFSA. Por exemplo, a carne maturada a seco pode ser considerada tão segura quanto a carne fresca, se a maturação for feita por até 35 dias a uma temperatura de 3°C ou inferior.

Os especialistas concluíram que o Sistema de Segurança Alimentar baseado na Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP) e os programas de pré-requisitos usados para garantir a segurança da carne fresca também são aplicáveis aos alimentos maturados.

Fonte: EFSA (European Food Safety Authority) “Aged meat not riskier than fresh meat”, disponível em: https://www.efsa.europa.eu/pt/news/aged-meat-not-riskier-fresh-meat.


Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direcao de Serviços de Alimentação e Veterinária

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.