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A nêspera e os seus benefícios nutricionais

nespera1Em plena Primavera, aborda-se hoje um fruto suculento, doce e nutricionalmente rico: a nêspera.

Introduzida na nossa ilha em 1846, este fruto deve ser consumido maduro, altura em que adquire a sua máxima doçura, embora possua sempre um sabor ligeiramente ácido pelo seu conteúdo em taninos, de ação adstringente. As sementes não são comestíveis e podem conter tóxicos glicosídeos cianogénicos.

A título de curiosidade, este fruto também pode ser chamado de ameixa japonesa ou maltês japonês, visto ser um fruto originário do continente asiático, mais especificamente do Japão, ou, no norte de Portugal, de magnório.

Possui aproximadamente 85,5% de água e cerca de 45kcal por 100gr, o que faz desta fruta uma escolha saudável. A nêspera é rica em fibra dietética insolúvel, mais especificamente pectina, que ajuda a proteger a membrana mucosa do cólon e facilita a proliferação das bactérias não agressivas na flora bacteriana. Diminui também o tempo de exposição a substâncias tóxicas, bem como a ligação a produtos químicos cancerígenos no cólon. Constatou-se ainda que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

 

Em termos vitamínicos, destaca-se o seu teor em vitamina A, que desempenha um papel importante na saúde da visão e da pele, mantendo a sua integridade. Possui ainda uma quantidade considerável de vitamina B2, B6 e B9. A vitamina B2 contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso, enquanto a vitamina B6 e B9 desempenham funções importantes na redução do cansaço e fadiga. Este fruto também é rico em flavonóides antioxidantes que reforçam o sistema imunitário e ajudam na resposta anti-inflamatória do organismo. Contém um alto teor de triterpeno, uma substância que modula a formação de óxido nítrico no organismo humano e que age nas vias respiratórias, possuindo um efeito benéfico no controlo de bronquite, além de auxiliar no tratamento de doenças alérgicas inflamatórias.

Além de ser rica em água — que estimula os rins a eliminar os líquidos retidos — a nêspera é também uma ótima fonte de potássio, que está relacionado com o equilíbrio hídrico do corpo, possuindo uma ação essencialmente diurética e desintoxicante. É por isso um componente importante dos fluidos corporais, ajudando a controlar o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Quanto aos restantes minerais, destacam-se o cálcio, o fósforo e o magnésio. O cálcio e o fósforo são importantes na formação de dentes e ossos normais, enquanto o magnésio contribui para o normal funcionamento muscular, do sistema nervoso, contribuindo para a redução do cansaço e fadiga.

De referir ainda que 'esquisas realizadas na Universidade Autónoma do México comprovaram ainda que os extratos de nêspera conseguem reduzir os níveis de glicosúria (açúcar na urina) em humano.

 

Cláudia Melim
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Nutricionista

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