1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Os valores da temperatura média do ar registados na última semana nas diversas estações meteorológicas da Ilha da Madeira podem ser considerados moderadamente baixos para a altura do ano, com registos entre os 7,1ºC na estação da Bica da Cana e os 19,8ºC na estação do Lugar de Baixo, freguesia da Ponta de Sol, passando pelos 14ºC registados em Santana.

Os valores de precipitação registados foram quase insignificantes na maioria das estações da ilha ou mesmo nulos na maioria dos postos meteorológicos, exceto nas estações meteorológicas da Bica da Cana, Santo da Serra, Santana, São Vicente e Achadas da Cruz.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

As previsões para a próxima semana apontam para um ligeiro aumento das temperaturas máximas e mínimas, a norte e a sul da ilha.

Ao longo desta semana, a probabilidade da ocorrência de precipitação é muito baixa, associada a um aumento da humidade relativa do ar.

Os ventos soprarão do quadrante norte, com tendência para aumentar a sua velocidade no fim da corrente semana e no início da próxima semana.

Com estes baixos níveis de precipitação na costa sul, é absolutamente imperioso recorrer à administração de água às plantas através da operação da rega.

Face às condições atmosféricas das últimas semanas, mantém-se a recomendação de prestar atenção a eventuais surtos de oídio nas culturas hortícolas de ar livre, especialmente nas praticadas em estufa.

A medida de combate ao oídio mais eficiente é de caráter cultural, e traduz-se diminuição da densidade entre plantas e o arejamento das estufas. Os agricultores podem ainda recorrer a outro meio de luta, também "amigo do ambiente", através da aplicação de enxofre em pó. Apenas se estas técnicas não resultarem é que o produtor deve recorrer à luta química, tendo o cuidado de escolher um produto homologado para a cultura.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.