1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Como previsto na última edição do DICA, registaram-se ligeiros aumentos da temperatura média do ar. Ainda assim, as temperaturas ainda estão relativamente baixas para esta época do ano, sobretudo na costa norte da Ilha da Madeira. Os valores de precipitação registados nos últimos dias foram insignificantes.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Na próxima semana, prevê-se que os valores de temperatura oscilem entre os 20ºC de máxima e os 11ºC de mínima em Santana e entre os 23ºC e os 15ºC no Funchal, com previsão de chuva apenas para o fim deste período.

Estas condições agroclimáticas continuam a ser favoráveis ao normal desenvolvimento das culturas hortícolas de estação, embora os produtores de batata da costa norte da Ilha da Madeira devam estar atentos a eventuais surtos de míldio, efetuando, se necessário, tratamentos preventivos, dada a elevada humidade relativa do ar.

Prevendo-se o aumento da temperatura média do ar para breve, aconselha-se os agricultores, caso ainda não tenham feito, a adubarem as culturas, de modo a potenciar ao máximo a capacidade produtiva das plantas. Deste modo, com um solo bem nutrido e com água ao dispor das plantas, aliados às condições climatéricas da nossa ilha, estarão reunidas todas as condições para uma colheita farta e compensadora do investimento realizado.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar