1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

BIOlogicamente! da terra com mais qualidade – de 23 a 26 de maio, com Jornadas Técnicas e muitas atividades

BIOlogicamente 2018 DICA O Modo de Produção Biológico (MPB) assenta em princípios de sustentabilidade que são facilmente encarados por todos, especialmente pelas novas gerações, como fundamentais e imprescindíveis para qualquer atividade. Questões como a segurança alimentar, a preservação ambiental e o bem-estar animal são na atualidade de extrema pertinência.

Perante a crescente exigência dos mercados e dos consumidores, está aberto o caminho para que o MPB, que procura equilibrar na produção agrícola aspetos económicos, sociais, ecológicos e agroculturais, assuma na Região, tal como em todo o mundo desenvolvido, uma importância crescente que, naturalmente, se fará à custa do decréscimo da agricultura "convencional", realizada com maiores e mais negativos impactos.

Neste contexto e perante a evolução da produção e consumo de produtos biológicos verificada na UE, podemos afirmar seguramente que a curto/médio prazo ou teremos mais produção no MPB na RAM ou a nossa agricultura perderá competitividade nos mercados e seguramente terá menor acesso a financiamento no âmbito da PAC.

O número de agricultores biológicos tem aumentado significativamente nos últimos anos (+ 37,5% entre 2014 e maio de 2018), existindo atualmente na Região 140 agricultores em modo de produção biológico, que representam 182,52 hectares (dados até maio de 2018 - Agricultores em MPB e em conversão para MPB).

O Plano Estratégico para a Agricultura Biológica na Madeira, aprovado pela Resolução do Conselho do Governo n.º 275/2016, de 25 de maio, estabelecido com a colaboração dos principais agentes do setor agrícola regional, visa a promoção de práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola regional, bem como a expansão do Modo de Produção Biológico (MPB) na Região Autónoma da Madeira, em estreita articulação com o setor do turismo, dado que a promoção turística assenta essencialmente numa natureza de grande beleza e no seu estado mais puro.

 

Neste sentido, é uma aposta clara conferir uma maior dinâmica à expansão do MPB, com o objetivo geral de conseguir que a longo prazo a agricultura madeirense seja maioritariamente realizada em MPB. Pretende-se, de igual modo, a criação de condições que promovam o aumento do volume e da qualidade da produção biológica, bem como a melhoria da respetiva comercialização, de molde a que, tirando proveito dos seus atributos diferenciadores, obtenha uma vantagem competitiva sustentável, quer no mercado local quer nos mercados exteriores.

Este Plano Estratégico tem ainda por objetivo dotar os agricultores de conhecimentos atualizados sobre as técnicas agronómicas mais indicadas ao melhor desenvolvimento deste modo de produção.

Neste contexto, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, irá promover entre 23 e 26 de maio a iniciativa “BIOlogicamente! da terra com mais qualidade”, a que se associam diversas entidades públicas e privadas.

O Mercado de Agricultura Biológica, que decorre habitualmente à quarta-feira,  será realizado nos dias 23 e 24 de maio, como habitualmente na Avenida Arriaga, conjuntamente com atividades pedagógicas subordinadas à agricultura biológica e direcionadas para o público infantil e encerrando nos três dias com um momento musical, sempre pelas 18h.

No dia 25 de maio, ir-se-ão realizar as 1.as Jornadas Técnicas sobre a Agricultura Biológica na Madeira, sob o lema “A demanda da autenticidade!”.

Estas jornadas, a decorrerem na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, com início às 09h00, terão como convidado especial o Eng.º Axel Torrejón, o qual é um dos mais reputados especialistas mundiais sobre o Modo de Produção Biológico, bem como de outras personalidades do setor, que irão discutir as oportunidades e desafios da agricultura biológica na Madeira.

A participação é gratuita, mas tem número limite de participantes, devendo inscrever-se através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Finalmente, no sábado dia 26 haverá uma visita ao Hotel Quinta de Serra, seguida de um almoço Bio.

 

 Direção Regional de Agricultura

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar