1 1 1 1 1

troffestadaflor2012Como vem sendo a prática adotada nas edições mais recentes, os prémios correspondentes aos concursos de produção florícola regional integrados na Exposição Floral da "Festa da Flor" de um dado ano são entregues na abertura do evento do ano seguinte.

Pretende-se assim que os concorrentes participantes sejam envolvidos mais diretamente nesta celebração em torno das Flores da Madeira, já cartaz turístico internacional de elevadíssima procura, a qual só seria possível em resultado do trabalho que porfiadamente desenvolvem, se profissionais, ou do grande amor que detêm pelo cultivo de plantas, quando cidadãos anónimos.

Assim, amanhã, dia 9 de maio, pelas 18.30 horas, nas instalações que acomodam a Exposição Floral no Largo da Restauração, vai realizar-se a cerimónia oficial de entrega dos troféus alusivos aos concursos temáticos de floricultura e arte floral integrados na 57ª Exposição Floral da "Festa da Flor", a qual decorreu de 19 a 25 de abril de 2012.

No Concurso de Produção Florícola Regional de 2012, dividido em três grandes áreas temáticas ("Flores Cortadas ou Hastes", "Plantas Vivas em Vaso" e "Arranjos Florais"), foram avaliadas trinta e quatro subcategorias técnicas, e distinguidos vinte e quatro (24) concorrentes os quais, no seu conjunto, obtiveram um total de noventa e nove (99) prémios.

Os prémios atribuídos decorreram da ponderação de vários atributos, com destaque para o aspeto geral (volume, cor, vigor e estado sanitário da folhagem e flores) e a raridade dos exemplares apresentados, e expressam o reconhecimento da excelência e qualidade técnica das produções patenteadas pela generalidade dos concorrentes, quer amadores, quer ligados às diferentes áreas profissionais da floricultura. Os primeiros, empenhados cultores de uma paixão genuinamente madeirense por plantas e flores, e os segundos, atores competentes que vêm alicerçando um dos mais prestigiados e valiosos setores da atividade agrícola regional.

Ao conjunto de prémios conferidos a cada participante corresponderá um troféu o qual, este ano, na sua conceção artística, homenageia uma das mais emblemáticas flores cultivadas na Ilha da Madeira, o "sapatinho" desenhado em genuíno Bordado da Madeira.

(lista de premiados)

Paulo Santos

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar