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O comércio de hortícolas regionais no médio retalho

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A promoção para um desenvolvimento sustentável do sector agroalimentar regional e o seu contributo para o aumento da competitividade e da produtividade tem vindo a ser uma medida de orientação estratégica da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, com vista a aumentar a atividade das empresas do sector, através de um comércio consistente no âmbito regional e elevando a produção local, de modo a aumentar a quota de produtos hortícolas de produção regional de qualidade no mercado local.


Deste modo, e com o objetivo de avaliar o desempenho das atividades do sector, procedeu-se a uma análise do comércio de hortícolas regionais no médio retalho, verificando-se que foi transacionado em 2014, na globalidade das empresas retalhistas, 8.182 ton. de hortícolas de diferentes origens, sendo 42% do total comercializado de produção regional.


Ainda assim, o ano de 2014 caracterizou-se por uma quebra significativa no total global comercializado em relação ao ano transato. Todavia, esse decréscimo deveu-se, sobretudo, a uma redução acentuada no comércio de hortícolas de origem externa em cerca de 30%, porquanto a venda de hortícolas regionais cresceu 13% em relação ao ano anterior.

 

 

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Neste sentido, constata-se que a penetração do produto regional nas grandes cadeias de distribuição é cada vez maior, resultante, por um lado, de uma melhor resposta por parte dos produtores regionais em fazer face às exigências e necessidades do mercado regional e, por outro, de um consumidor cada vez mais preocupado com a origem dos alimentos que consome.


Nesta ótica, e apesar das dificuldades económicas da população em geral sentidas nestes últimos anos, assiste-se, ano após ano, na globalidade das empresas retalhistas a operar na Região, ao aumento significativo das vendas de hortícolas regionais e, por sua vez, a um abrandamento no volume de importações.


Por conseguinte, a intensificação do consumo de produtos agroalimentares regionais permitirá aos produtores da Região escoarem os seus produtos e a preços mais competitivos, garantido ao consumidor maior frescura e qualidade.

 


Lucília Lourenço
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Direção Regional de Agricultura

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