1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (5 Votos)

Sementeira do porta-enxerto

fig. 1

A propagação da anoneira pode ser feita por sementeira, o que dá origem a uma grande variabilidade de plantas, ou vegetativamente, através da enxertia.

A sementeira do porta-enxerto é realizada de Dezembro a Janeiro. O substrato utilizado é constituído por 50% de terra, 25% de areão e 25% de matéria orgânica (fig. 1) e mantido em estufa durante 4 meses.

A enxertia é realizada nos meses de Março a Junho. O enxerto é feito a 30-40cm de altura, quando o porta-enxerto atinge um diâmetro de 3-4mm.

São utilizados sobretudo dois métodos de enxertia: a enxertia de encosto (fig. 2) e a enxertia de fenda cheia (fig. 3). Depois de enxertadas, as plantas são mantidas na estufa durante cerca de 2 meses, até atingirem 70cm de altura, e depois para o exterior, cobertas por uma rede de ensombramento durante 15 dias (fig. 4).


Enxertia de encosto

fig. 2

Enxertia de fenda cheia

fig. 3

Anoneiras na Estufa

fig. 4

Paula Rocha

Comentários  

# carlos ferreira carreira 18-01-2015 18:41
em que outras espécies a posso enxertar?
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 13-02-2015 11:09
Bom dia.

A anoneira apenas pode ser enxertada sobre portaenxertos da própria espécie. Existem em todo o mundo diversas espécies de anoneira, mas a que se cultiva na Ilha da Madeira é sobretudo a Annona cherimola Mill.
Normalmente, semeiam-se caroços de variedades mais rústicas e posteriormente é realizada a operação da enxertia, usando um garfo da variedade que se pretende cultivar.

Para mais informações, poderá contactar a Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola, através do contacto 291 211 260.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Responder | Responder com citação | Citar
# jose de castro 20-03-2015 21:37
Tenho 2 anoneiras uma das quais já tem dado fruto embora uns mais pequenmos que outros.Gostaria de saber como é feita a sua respetiva poda e em que altura.
Responder | Responder com citação | Citar
# Fatima Rosário 30-08-2015 19:45
Tenho 1 anoneira com cerca de 3 m altura, proveniente de caroço. Nunca deu fruto e vegetativamente está excelente. Como devo proceder para induzir à produção?
Obrigada
FR
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 01-09-2015 11:31
Bom dia.

A anoneira propaga-se por semente, sendo, no entanto, aconselhável proceder à enxertia para que se consiga uma frutificação precoce e frutos de melhor qualidade.

O baixo índice de fecundação para a polinização natural deve-se normalmente aos seguintes fatores:
- dicogamia protogínica (falta de sincronia no amadurecimento dos órgãos florais feminino e masculino);
- condições climáticas desfavoráveis (baixa humidade associada a alta temperatura ou ocorrência de chuva);
- e poucos insetos polinizadores durante o período de floração ou baixa ação destes, devido a baixas temperaturas.

Promover a indução floral através da poda de produção; realizar uma correta adubação de cobertura, de acordo com a análise de solos; promover o aumento de insetos polinizadores; plantar outras anoneiras perto ou ainda proceder à polinização manual são algumas técnicas utilizadas para se obter uma maior taxa de polinização e uma resposta mais uniforme em relação à produção e também produto de melhor qualidade.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.