1 1 1 1 1 Pontuação 3.56 (9 Votos)

Poda da Anoneira

fig. 1

Queda das Folhas da Anoneira

fig. 2

Poda em "verde"

fig. 3

O objetivo da poda é criar uma estrutura robusta a nível do tronco e das pernadas, aumentar a produção e a qualidade dos frutos, promover o arejamento e a iluminação no interior da copa, controlar a altura da planta, evitar os efeitos nefastos do vento, reduzir os problemas sanitários e facilitar a operação de colheita (fig. 1).

 

A época da poda é variável em função da altitude, das condições climáticas locais e da variedade. A poda em "seco" ou poda de inverno realiza-se quando as folhas começam a amarelecer e se inicia a queda das mesmas – ocorre aproximadamente 20 dias após a apanha dos frutos (fig. 2). A poda em "verde" ou de verão realiza-se durante o período vegetativo (fig. 3).

 

Existem dois tipos de poda: a poda de formação, que é realizada durante os primeiros 3-4 anos de idade, e a poda de frutificação, realizada a partir do 4.º ano, quando a árvore entra em produção.

 

A poda de formação e a de frutificação apresentam dois tipos de condução: vaso (fig. 4) e eixo (fig. 5).

 

A condução em vaso consiste em deixar 3 a 4 pernadas principais eliminando-se, no interior da anoneira e do topo para a base, os ramos secos/partidos, ramos que já produziram, com muitos pedúnculos e ramos cruzados e/ou orientados para o interior. Os ramos que ficam devem ser atarracados a 30-40cm da base. A árvore deve ter uma altura máxima de 3 a 4m. Os ramos situados próximo ao solo devem ser eliminados.

 

A condução em eixo consiste na criação de um eixo central (forma de pinheiro). Os ramos da parte superior são atarracados a 20-25cm à volta do eixo. Os ramos da parte média são atarracados a 30-40cm da base e os ramos do terço inferior são atarracados a 50cm da base.

 

Tipo de Condução: Vaso

fig. 4

Tipo de Condução: Eixo

fig. 5

Paula Rocha

Comentários  

# Rui 23-01-2015 13:26
É necessário enchertar a anoneira para que possa dar fruto??
Obrigado pela resposta
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 26-01-2015 09:57
Bom dia.

Não é necessário enxertar a anoneira para que possa dar fruto. No entanto, para mais informações poderá contactar a Divisão de Fruticultura, através do telefone 291 764 502 ou do correio electrónico .

Com os melhores cumprimentos,
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.