1 1 1 1 1 Pontuação 2.00 (1 Votos)

Couve repolhoAs couves repolho pertencem à família das Crucíferas e à espécie Brassica oleracea L, sendo de destacar duas variedades:

Brassica oleracea var capitata, que engloba os repolhos de folha lisa
e a Brassica oleracea var bullata, onde se inclui couves lombardas (repolhos de folha frisada).

 

São plantas bianuais, com uma raiz aprumada provida de numerosas raízes laterais,Couve repolho responsáveis pela absorção de água e nutrientes. Os talos são pouco ramificados e eretos. As folhas têm uma coloração verde (mais ou menos acentuado) ou roxa, têm margens inteiras, forma oval e mais ou menos ásperas ao tacto, sendo esta característica que diferencia as duas variedades. Em consequência de uma hipertrofia da zona terminal do caule e da disposição abraçante que as folhas superiores assumem, acabam por formar os repolhos, onde se acumulam reservas importantes. Normalmente, quando a cultura é feita para fins comerciais, é nesta fase que se faz a colheita. Porém, se se deixar a planta no solo (para a produção de semente, por exemplo), no ano seguinte a couve irá aproveitar estas reservas para a emissão do talo floral e para a produção de semente.

Os repolhos de folha lisa são mais apertados que os de folha frisada.

Em termos de ciclo total da planta podemos distinguir três períodos:Couve repolho 1

1- a fase de crescimento da planta, com formação abundante de folhas, onde se acumulam as reservas para as fases posteriores, cujo termo coincide com a formação do repolho. Em termos agrícolas/produção de repolhos, o ciclo desta espécie acaba aqui;

2- a fase de iniciação da formação dos primórdios florais;

3- e a fase de crescimento dos talos florais, que termina com a formação de flores e formação de sementes.

Como já se referiu, para o agricultor o que mais interessa é a primeira destas fases, devendo tomar todos os cuidados com o desenvolvimento da planta, dotando-a de toda uma série de cuidados especiais, que concorram para um produção final coadunante com os objectivos a que se propôs, nomeadamente um bom trabalho do solo, uma boa adubação, cuidados fitossanitários equilibrados, entre outros.

Ricardo Costa

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.