1 1 1 1 1

DICANo âmbito das competências da Secretaria Regional de Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, foi criado o DICA – Divulgação de Informação do Comércio Agroalimentar.

O DICA é um boletim digital, semanal, de divulgação das cotações e preços registados desde a produção até ao retalho (pequeno e médio comércio), passando pela venda direta e grossista.

Uma dica, de acordo com um bom dicionário de língua portuguesa, é a "indicação ou informação útil, geralmente pouco divulgada" e, neste contexto, este boletim digital agregará todo o manancial de dados indispensável a quem vende e compra produtos agrícolas, relacionando todos os elos e conferindo a adequada capacidade negocial a todos os possíveis intervenientes como, igualmente, fornecerá elementos importantes à decisão de quem quer produzir o que o mercado mais valoriza, e em que períodos.

O sistema implementado visa fomentar a maior transparência possível à cadeia de valor do setor agroalimentar regional e, em cada momento, corresponder ao medir do seu "pulso" nos diferentes níveis deste mercado específico, bem como permitir que esse conhecimento seja facilmente acedível e o mais atual possível. É de referir que só é possível sistematizar e agregar esta informação devido à boa colaboração de todos os agricultores e empresas envolvidas, já que sem eles a promoção e a valorização do Produto da Madeira jamais seria possível.

Assim, o DICA publicará e analisará semanalmente as cotações/preços de produtos hortícolas, frutícolas, ervas aromáticas e, em breve, estenderá esta abordagem aos mesmos produtos produzidos em Modo de Produção Biológico, aos de origem animal e aos agroindustriais.

A complementar a informação de caráter mercantil, o DICA disporá de outras rubricas de divulgação de informação, quer aos produtores quer aos comerciantes, desde artigos mais generalistas aos de índole mais técnica e outros de grande utilidade, sobretudo para quem produz.

Deste modo, com o DICA, apoiados nas cada vez mais indispensáveis ferramentas de comunicação digital, pretende-se proporcionar um novo sistema de comunicação para a cadeia agroalimentar regional e mais próximo das suas necessidades.

Para que qualquer interessado receba esta nova ferramenta, basta aceder ao DICA, através de http://www.sra.pt/DICA e solicitar a sua subscrição.

Bernardo Melvill de Araújo

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.