1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A cultura da nêspera na Madeira

nespera 1
nespera 2

Na ilha da Madeira, apenas é cultivada a nespereira Eriobotrya japonica, uma planta distinta da denominada “nespereira europeia”, Mespilus germanica. A nespereira Eriobotrya japonica é nativa da China.

É uma árvore de folha simples, perene, de coloração verde na página superior e de cor mais clara na página inferior, apresentando pelos nos ramos e nas folhas jovens. Caso não sujeita a poda, apresenta normalmente 4 a 5 metros de altura, mas podendo atingir maior porte. A floração desenvolve-se em panículas terminais, na ponta dos ramos, com flores brancas, onde se irão desenvolver os frutos. As nêsperas têm um formato elipsoide, de cor amarela quando amadurecem. Apresentam várias sementes no seu interior.

O seu cultivo é bastante simples, pois a nespereira propaga-se com muita facilidade a partir de semente, pelo que, na Madeira, é possível encontrar exemplares espalhados por todo o território, em maior quantidade até aos 600 m na costa sul e 300 m na costa norte, onde convivem bem com níveis de pluviosidade entre 400 a 1 600 ml anuais. Desenvolve-se bem com uma temperatura média anual acima de 15ºC.

Era normalmente uma planta cultivada nas extremas dos poios, pois, para além dos frutos e sombra, fornecia madeira rija, boa para fazer cabos para as enxadas.

Com o passar dos anos e abandono dos terrenos, estas árvores mostraram ser bastante resistentes. Desta enorme diversidade de plantas semeadas tem sido possível encontrar nêsperas com características com interesse comercial, tendo sido recolhido material vegetal que, após enxertia, permanece nos campos de experimentação da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA) para posterior estudo e possível melhoramento.

 
nespera 3

Para além destas, já foram experimentadas nos centros de experimentação de fruticultura da RAM diversas variedades, como a ‘Tanaka”, “Algerino”, “RH174” e “RH121”.

Tal como a maioria das plantas, também as nespereiras agradecem solos férteis e com boa drenagem, mas suportando alguma acidez e tolerando solos mais básicos. Agradecem uma boa exposição solar.

A floração ocorre entre setembro e novembro, variando de acordo com a variedade e clima sentido em cada local. A maturação ocorre a partir de março.

É uma árvore bastante resistente a pragas e doenças, tendo como principal doença o “pedrado”, Fusicladium eriobotryae, fungo que, infetando rebentos, folhas e frutos, desvaloriza os frutos. No entanto, o maior entrave à sua produção é a suscetibilidade dos seus frutos à praga “mosca do mediterrâneo”, Ceratitis capitata, que pode levar à total destruição dos frutos.

As principais técnicas culturais empregadas na cultura da nespereira são as podas de formação e de manutenção, monda de frutos e embolsamento dos frutos. Com estas técnicas, é possível assegurar plantas com um porte baixo e proteger os frutos contra a mosca do mediterrâneo. A monda dos frutos é uma operação indispensável para a obtenção de frutos de maior calibre.

A plantação deve ser realizada em abril/maio, abrindo-se covas preferencialmente com dimensões de 50x50x50cm. Nestas, deve ser colocado composto e algum fertilizante rico em azoto e fósforo. O compasso de plantação sugerido será de 5x5, preferencialmente em quincôncio, embora possa variar com o tipo de poda a utilizar e que permitirá inclusive aumentar a densidade de plantação.

Para além da sua utilização para produção de frutos, a nespereira pode ser utilizada para preparação de sebes, plantada com compassos curtos, servindo de corta vento e protegendo outras culturas.

A produção de frutos inicia-se dois a três anos após a plantação.

Os frutos são sensíveis, pelo que devemos consumi-los o mais rapidamente possível após a colheita.


Divisão de Experimentação e Melhoria Agrícola
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.