1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A reação do solo e o nível de fertilidade dos solos agrícolas na Região Autónoma da Madeira

solo 2 O solo é o principal suporte físico das plantas, disponibilizando nutrientes para que as culturas tenham um bom desenvolvimento vegetativo. Como tal, interessa-nos conhecer o seu nível de fertilidade, para que sejam realizadas as correções necessárias, dado que a disponibilidade dos nutrientes depende do pH do solo.

Para avaliar o estado de fertilidade do solo, é recomendado efetuar análises de terras, que são feitas gratuitamente no Laboratório de Qualidade Agrícola, situado na Camacha, da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Os fertilizantes são uma importante ferramenta para permitir o aumento das produtividades. Mas, tal como os outros fatores de produção, os fertilizantes devem ser utilizados racionalmente, não só para que sejam economicamente viáveis, mas sobretudo para que não comprometam a qualidade dos produtos agrícolas ou destruam a capacidade produtiva do solo.

Para otimizar a disponibilidade dos nutrientes na aplicação dos fertilizantes, de modo a preservar e melhorar a fertilidade do solo, devem ser utilizadas técnicas culturais que tenham efeito direto sobre as suas características, sendo para isso fundamental a correção da reação do solo, com a monitorização regular do pH.

Em condições de elevada acidez ou alcalinidade dos solos, a maior parte das plantas não tem um bom desenvolvimento vegetativo. É na neutralidade que as ações do pH sobre o solo, vegetação ou microrganismos são mais favoráveis.

Dizemos que o solo é neutro quando o pH é igual a 7. Abaixo deste valor, o solo é ácido e acima dele o solo é alcalino.

A influência do pH no desenvolvimento das culturas manifesta-se a nível da toxicidade dos iões de Al ou de H ou na carência de alguns nutrientes, em particular do Ca ou do N, pela redução da atividade das bactérias fixadoras do azoto atmosférico.

O pH do solo tem ainda grande importância na decomposição da matéria orgânica, que fica comprometida com elevada acidez, devido à diminuição da atividade microbiana, limitando assim a disponibilidade dos nutrientes para as plantas.

 

Tendo em conta a relevância da reação do solo na disponibilidade dos nutrientes para a plantas, para ser feita uma análise sobre o nível de fertilidade dos solos agrícolas da RAM, é avaliado este parâmetro, relativamente a um conjunto de amostras de terra das culturas com maior representatividade na Região.

reacao do solo grafico
Reação do solo: percentagens de amostras de terra analisadas por cultura 

A apreciação dos resultados das análises de solo realizadas nas diferentes culturas na RAM mostra o elevado grau de acidez que a maioria dos solos agrícolas da Região apresenta, o que condiciona a nutrição e o desenvolvimento das plantas, pelo bloqueio dos elementos nutritivos. Os dados do gráfico também evidenciam que é nas explorações agrícolas com a cultura da bananeira que se registam as percentagens mais elevadas, com 31% dos solos classificados como Muito Ácidos (pH<4,5) e 32% com solos Ácidos (pH 4,5 – 5,5).

reacao do solo 1
Aplicação de calcário numa parcela com bananeiras 

Como na ilha da Madeira predominam os solos ácidos, os corretivos alcalinizantes são os mais utilizados. A calagem tecnicamente bem feita é uma prática cultural com um papel importante na melhoria da agricultura regional, por disponibilizar os elementos nutritivos para as plantas, com melhoria do nível de fertilidade do solo, além de atuar de forma preventiva no controlo de diversas doenças.

Embora com pouca expressão, também se regista a existência de solos alcalinos, como é frequente no Porto Santo. Neste caso, é necessário aplicar um corretivo acidificante, sendo o enxofre o mais recomendado.

Uma vez que a prática da correção da reação do solo é tão determinante na eficácia da fertilização, o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, apoia a aquisição de corretivos de solo desde 1977.


Alexandra Azevedo
Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.