1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

Chocolate: bom, mas à medida!

chocolate 1 No Natal, o chocolate é uma tradição e uma tentação, tanto para as crianças como para os adultos. Sendo o seu consumo muito frequente, é importante perceber a sua composição nutricional para efetuar uma escolha alimentar consciente.

Curiosidades - desde a origem até à produção

O cacau é um produto obtido do cacaueiro (Theobromacacao). A vagem do cacaueiro contém entre 20 a 50 sementes, que são deixadas a fermentar durante alguns dias. As sementes fermentadas são expostas ao sol para secar e exportadas, principalmente do continente africano, mas também da Venezuela e outros países da América Central.

Uma vez na fábrica, as sementes são submetidas a diversos processos, originando a pasta de cacau e a manteiga de cacau.

Para o fabrico de chocolate, os derivados de cacau podem ser misturados com açúcar e/ou edulcorantes, leite e derivados, agentes emulsionantes e gorduras vegetais. Enquanto os ingredientes são bem misturados, são submetidos a diversas temperaturas de aquecimento e arrefecimento, que conferem a cor e a textura características.

Ao chocolate em tablete poderá também ser adicionado fruta desidratada ou cristalizada, frutos oleaginosos e cereais, bem como diversos tipos de recheios.

Informação “legal”…

Segundo a legislação, o chocolate deve conter no mínimo 35% de matéria seca total de cacau, dos quais pelo menos 18% de manteiga de cacau e no mínimo 14% de matéria seca de cacau isenta de gordura. Atenção que poderá conter açúcar. Nesta categoria, está incluído o chocolate preto.

O chocolate de leite deve conter no mínimo 25% de matéria seca total de cacau, pelo menos 14% de matéria seca de leite e no mínimo 25% de matéria gorda total (seja manteiga de cacau ou gordura láctea). Este tipo de chocolate poderá conter açúcar e, em geral, menor teor de cacau que o anterior.

O chocolate branco, obtido a partir da mistura de manteiga de cacau, açúcares e leite ou derivados, deve conter no mínimo 20% de manteiga de cacau e pelo menos 14% de matéria seca de leite. É de notar que este tipo de chocolate não contém outros derivados de cacau além da manteiga de cacau e poderá conter elevado teor de açúcar.

Nutricionalmente falando…

O cacau contém compostos bioativos, tais como flavonóides, teobromina, procianinas e epicatequinas, conhecidos por melhorar o fluxo sanguíneo e conferir, assim, proteção contra doenças cardiovasculares. Parece também promover uma melhor sensibilidade das células à insulina.

Alguns estudos sugerem que as epicatequinas poderão proporcionar maior longevidade, através do aumento do fluxo sanguíneo e da oxigenação no cérebro.

A ingestão de 26 a 40g de chocolate preto com, pelo menos, 75% de cacau contém quantidade suficiente de epicatequinas. Não se pode dizer o mesmo em relação ao chocolate de leite ou ao branco. O chocolate é fornecedor de vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo e potássio. O chocolate de leite também fornece cálcio.

 

chocolate 2 Através da análise de 78 chocolates em tablete de diferentes marcas e tipos, sem adição de frutos, cereais ou recheios, disponíveis nos supermercados, durante o mês de abril de 2022, foram calculados os teores médios, máximos e mínimos relativos ao valor energético, lípidos ou gorduras totais, lípidos ou gorduras saturadas e açúcares.
chocolate TABELA DICAs O chocolate é um alimento de elevado valor energético, podendo fornecer, em média, 563,2kcal por 100g, normalmente uma tablete, que corresponde a 28,2% da dose diária de referência para um adulto médio (2 000kcal).

Quanto ao teor de gordura, contém, em média, 40,6g (58,1% da dose diária de referência), no mínimo 27g (no chocolate de culinária) e no máximo de 64,3g (no chocolate preto). No geral, considera-se que um alimento contém elevado teor de gordura quando ultrapassa os 17,5g.

A gordura saturada é, em média, 25g (125% da dose diária de referência), no mínimo 16g (no chocolate de culinária) e no máximo de 40,5g (no chocolate preto). Considera-se que um alimento contém elevado teor de gordura saturada quando ultrapassa os 5g.

Não há valor limite para a adição de açúcar no chocolate. Em média, contém 29,3g de açúcares, aproximadamente 7 pacotinhos de açúcar (32,6% da dose diária de referência). O valor mínimo de 0,5g foi encontrado no chocolate preto e o valor máximo de 63g no chocolate branco. Considera-se que um alimento contém elevado teor de açúcar quando ultrapassa os 22,5g.

Como escolher?

A análise da informação nutricional e da lista de ingredientes é fundamental na escolha. Opte pelo chocolate cujo primeiro ingrediente seja pasta de cacau, pois o primeiro ingrediente é aquele que existe em maior quantidade. Repare também na tabela de informação nutricional e escolha o que tiver menor quantidade de gordura/lípidos e açúcar. Geralmente, o chocolate com maior percentagem de cacau tem menor quantidade de açúcar.

Independentemente do tipo, é importante ter noção que o chocolate é um alimento muito calórico, com elevado teor de gordura, sobretudo saturada, e poderá conter elevado teor de açúcar. Por este motivo, recomenda-se que o seu consumo seja reduzido, inferior a 30g.


Nutricionista Ana Rodrigues - CP: 0557N
Centros de Saúde da Calheta
Serviço de Saúde da RAM, EPERAM

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.