1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Entre duas fatias…

3 de novembro - Dia Mundial da Sandes

dia mundial sandes 1 Riem os afortunados que a sandes de pão não é sandes e que o pão, torrado, espalmado, dobrado ou cortado em triângulos só tem estatuto de sandes se duas fatias de pão forem intercaladas por um ou vários ingredientes, geralmente fatiados.

Ou seja, uma sandes não se faz sem acompanhamento. Entre as duas fatias cabem um mundo de combinações que casam com o sabor e aroma da côdea. De acordo com o objetivo da sandes, podemos convidar a fatia de tomate, esmagar a banana, esmiuçar a noz, regar com o azeite, demolir o queijo fresco, estender o fiambre, derramar o mel de abelha, enganar a fome com batata-doce, enfim, tudo o que a nossa atividade física permitir e a criatividade se lembrar, desde que o desfecho não fruste o nosso paladar.

Em tempos idos, a acompanhante das fatias de pão era o “cabeça de cartaz”, o protagonista, o responsável pelo preço final da sandes, ora vejamos: sandes de carne vinho e alhos, sandes de espada, sandes de omeleta, etc. Ainda hoje é, mas com uma diferença, igualmente importante, mas que, em alguns casos, pode destronar a alcunha da sandes e dividir opiniões. Falo do tipo de pão, sandes de espada em bolo do caco, sandes de salmão em pão de sementes, sandes de ovo em pão de forma, ...

 

O ideal seria juntar os dois mundos em triângulos, espalmados ou cortados ao meio, ou seja, o tipo de pão com o “conduto”. Sem querer diminuir a importância do “conduto”, o tipo de pão mede-se pelo tipo de farinha e sua preparação. A farinha é categorizada pelo grau de moagem. Desta forma, a numeração dada ao tipo de farinha representa a peneira utilizada na moagem. Quanto mais baixo o número, mais refinada e de menor valor nutricional. Neste caso, a farinha extrafina “tipo 45” é utilizada nos bolos e uma farinha integral de trigo é definida como “tipo 150”. Pelo meio, ficam as diferentes categorias de refinação: tipo 55, tipo 65, tipo 85, tipo 110. Esta classificação varia de acordo com a farinha utilizada, por exemplo, a farinha de centeio tem a classificação de tipo 70, 85, 130 e 170.

Bom, e quanto à variedade de farinhas utilizadas no pão, quanto mais variar a escolha melhor: sêmola, trigo-sarraceno/mourisco, milho, centeio, espelta, cevada, aveia, amêndoa, uva, sorgo, soja, alfarroba ou sementes, entre outras.

Escusado dizer que o pão beneficia com o tipo de fermento e cozimento lento.

Em conclusão, se a côdea tem meio mundo de vantagens nutricionais, o “conduto” da sandes complementa o que lhe falta com uma mão cheia de nutrientes que dependem da sua criatividade em encontrar alimentos não processados e os mais variados possíveis: abacate, rúcula, tomate, azeite, sementes, húmus, pescado, azeitonas, noz, ervas aromáticas, queijo fresco, banana, cenoura, milho doce, ...

Bom apetite!


Ricardo Oliveira (Cédula Profissional:0478N)
Nutricionista SESARAM - EPERAM

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.