1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Projeto LifeDunas - equipa da SRA visita Lanzarote em ação de networking

networking lanzarote 3 networking lanzarote 4

Os técnicos da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, entidade parceira no projeto LIFE DUNAS, Guida Gomes e Miguel Rodrigues, deslocaram-se à Ilha de Lanzarote para a realização de um networking com os técnicos do Conselho Regulador da Denominação Origem dos vinhedos da zona de La Gueria, Musdache e Tynajo.

Estas áreas encontram-se protegidas pelo Plano Especial de Paisagem Protegida, aprovado em 2013, e que compreende uma extensão de 5 200 hectares.

Esta ação teve como objetivo principal a transferência de conhecimento com outras entidades de territórios que, à semelhança da Ilha de Porto Santo, desenvolvem práticas tradicionais de cultivo de vinha.

Das diferentes formas de cultivo da vinha observadas em Lanzarote, de destacar a plantação manual em covas, que podem alcançar 3 metros de profundidade e 10 metros de diâmetro.

networking lanzarote DICAs fig1
Figura 1 

Em todas as formas de cultivo, a vinha é plantada na terra fértil por baixo de uma camada, nunca inferior a 30 cm de cinzas vulcânicas (fig. 1), as quais lhe conferem humidade.

“A influência dos ventos alísios constantes, provenientes de nordeste, obriga a que as vinhas sejam protegidas com pequenos muros construídos com pedras vulcânicas, sobrepostas umas sobre as outras, favorecendo o arejamento das vinhas e reduzindo significativamente a proliferação de fungos e pragas”.

 
networking_lanzarote_1.jpg networking_lanzarote_2.jpg
networking lanzarote 5 networking lanzarote 6

O projeto LIFE DUNAS decorre na ilha do Porto Santo, com a duração de 5 anos, e está no terreno desde o passado mês de outubro de 2020. Este projeto é financiado a 55% pelo programa LIFE da Comissão Europeia e tem um orçamento previsto a rondar os 3 milhões de euros.

A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, o beneficiário coordenador, e os restantes parceiros, Secretaria Regional das Finanças, Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Câmara Municipal do Porto Santo, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, estão empenhados nesta tarefa que toca várias áreas importantes, sendo o foco a resiliência do cordão dunar, para fazer face às ameaças a que está sujeito, impulsionando medidas de adaptação às alterações climáticas.


Guida Gomes
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.