1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

“Os Comeres de Antigamente”

comeres de antigamente 1 O Roteiro Gastronómico do Arquipélago da Madeira, que tem o título genérico "Os Comeres de Antigamente", é uma iniciativa da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA), através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), Direcção de Serviços da Ruralidade, Divisão de Dinamização e Valorização Rural, numa parceria com a Associação Atremar a Ilha.

Um dos objectivos do Roteiro passa pela recolha de receitas tradicionais junto das pessoas mais velhas, que aprenderam esses saberes com as suas mães ou avós, e que garantem desse modo a antiguidade e genuinidade das mesmas.

O outro objectivo versa sobre o uso dos produtos agrícolas locais nas receitas tradicionais, muitos deles emblemáticos dos concelhos e o conhecimento mais pormenorizado de alguns amanhos culturais a estes associados.

Importa sublinhar que esta temática das receitas tradicionais tem sido tratada ao longo do tempo com outras publicações que se dedicaram áquilo que se entende por identidade cultural de um povo: a sua alimentação. Porém, no nosso entender, o que este Roteiro Gastronómico do Arquipélago da Madeira - "Os Comeres de Antigamente" traz de diferente, é que se releva para memória futura, a importância dos produtos agrícolas locais e seus transformados, como garante da autenticidade de determinado pão, bolo, sopa, prato, entre outras iguarias.
Pela parte da SRA/DRA, o signatário deste texto foi destacado para ser o responsável pela elaboração dos livros, que terão uma breve caracterização das freguesias que compõem os municípios (11 concelhos e 54 freguesias), os produtos agrícolas mais emblemáticos de cada concelho, com alguma informação técnica, e dez receitas por concelho, entre outras informações úteis.

Já a Associação Atremar a Ilha, através da Sandra Cardoso e do realizador Rui Dantas Rodrigues, é a responsável pelo vídeo, o outro suporte de divulgação de "Os Comeres de Antigamente". A Sandra interpreta o papel dela própria, "vestindo" a pele do visitante que quer saber mais como se cultiva certo produto agrícola, como, por exemplo, o milho, sobre o seu uso na cozinha de uma determinada freguesia/concelho; ajuda também na confecção dessas receitas e conversa com as pessoas que as cozinharam, para entender como e com quem aprenderam a fazer aquela receita.

 

A conjugação dos três elementos, receitas tradicionais, pessoas e produtos agrícolas e pecuários locais é o mote para a elaboração dos “Comeres de Antigamente” que, como já foi atrás adiantado, será divulgado em dois suportes: um livro e um vídeo com uma duração aproximada de 30 a 40 minutos para cada um dos 11 concelhos do Arquipélago da Madeira. No terreno, este trabalho teve início em Abril, no concelho de Santana, e logo de seguida, continuámos no concelho do Porto Moniz, tendo este sido concluído no dia 18 deste mês, dois municípios da costa norte da Ilha da Madeira, marcadamente rurais.

Recordamos que a primeira apresentação promocional do Roteiro Gastronómico, mais propriamente "Os Comeres de Antigamente - Santana", teve lugar no passado dia 2 de Julho, no Festival Regional de Folclore "24 Horas a Bailar", na cidade de Santana, no salão nobre da Câmara Municipal, por meio de um vídeo de apresentação, para que se ficasse com uma ideia do que se pretende para este projecto.

Prevê-se que no final de 2022 os vídeos na sua versão definitiva relativos aos concelhos de Santana e Porto Moniz estejam prontos para divulgação ao público. Quanto aos livros, provavelmente estes só serão lançados no início de 2023, por questões de agendamento de trabalhos de impressão junto da gráfica.

comeres de antigamente 2 Se quiser saber mais sobre "Os Comeres de Antigamente", clique na ligação https://www.rtp.pt/play/p855/e634673/jose-candeias-ha-conversa, onde o signatário deste texto e a Sandra Cardoso conversaram com o conhecido radialista José Candeias da Antena 1, na manhã do dia 28 de Julho, tendo o compacto desta conversa sido transmitido no compacto do programa de José Candeias no dia 6 deste mês.

(O autor prefere usar a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990)


Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.