1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Comer saudavelmente em família - um hábito a manter!

alimentacao em familia 1 Realizar as refeições em família é um hábito com longa tradição. Atualmente, cada vez mais este costume é menosprezado, sendo substituído pela realização das refeições em divisórias distintas ou com o prato no tabuleiro ou mesmo a ver televisão ou a teclar no computador. Esta mudança de hábitos pode trazer consequências menos positivas, quer para a relação familiar, quer também para a saúde.

Existem diversos benefícios pessoais e interpessoais que advêm ao realizar refeições em conjunto, como sejam:

• Alimentação saudável

- As refeições preparadas em casa têm todo o potencial para serem mais nutritivas e saudáveis, permitindo tanto a criatividade na confeção em família como o controlo da quantidade de gordura e sal adicionado.

• Fortalecer a identidade familiar

- Com o sentimento de pertença vem igualmente o sentimento de segurança que é uma ferramenta essencial contra condições mentais como a depressão, a solidão e o isolamento. A realização das refeições em família diariamente tem como resultado o ‘lembrete’ palpável dessa relação de pertença e torna ainda mais percetível a união familiar.

 

• Fomenta segurança

- Fomenta segurança, proximidade e sentimentos de pertença. As conversas durante as refeições oferecem oportunidades para estabelecer relações de aprendizagem uns com os outros.

• Facilita o aconselhamento

- Quando algum membro familiar necessita de conselhos ou de ouvir outras opiniões, a hora da refeição é o momento ideal, já que todos estarão presentes, presumidamente mais relaxados do que de costume e dispostos a comer e a conversar. Também é um bom momento para comunicados importantes, como anúncio de gravidez, novos relacionamentos amorosos ou progressão de carreiras.

• Oportunidade através do exemplo para:

- Ensinar maneiras à mesa;
- Incentivar a experimentar novos alimentos, sem forçar, coagir ou subornar com outros alimentos, sabendo que as crianças estão atentas e permeáveis às ações dos seus progenitores. Os pais são modelos de referência e por essa razão é de extrema importância não enviar mensagens erradas ou contraditórias.

• Exercita a oração

- Para os indivíduos que professam a fé religiosa, a hora da refeição é sempre uma oportunidade de agradecer a Deus e exercitar a vida espiritual. Quando e se os membros paternos têm a preocupação de transmitir a fé para os filhos, esse testemunho diário é importantíssimo.

As refeições em família são oportunidades perfeitas para reforçar os laços afetivos entre pais e filhos. Afinal, as conversas ajudam na aproximação, permitindo que compartilhem informações sobre o dia, ideias, interesses, opiniões, novidades, sempre num ambiente descontraído, leve e carinhoso.


Catarina Sousa
Nutricionista 1182N
Leonor Sousa
Estagiária da Licenciatura de Dietética e Nutrição (ESTeSC)

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.