1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

100% da NOSSA Terra SEM desperdícios - tomate-inglês

abóbora DICAs

Descrição botânica

Nome científico: Solanum betaceum

Sinonímia: Cyphomandra betacea, Cyphomandra crassicaulis

Nomes populares: tomate-arbóreo ou tamarilho

Variedades: amarelo, vermelho, roxo/vermelho escuro/preto e laranja

Família: Solanaceae

Origem: Nativa dos Andes da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru, de onde se expandiu para todas as zonas de clima subtropical.

Curiosidade

No livro "Fruticultura Tropical – Espécies com frutos comestíveis", do Prof. Eng. José Mendes Ferrão, aponta-se as zonas de altitude dos Andes, desde o Peru até à Argentina, como a proveniência do tomateiro arbóreo ou "tamarillo" (tamarilho), como é denominado nos países de língua castelhana.

O seu fruto tem formas entre a oval a esférica, casca vermelha ou amarela e polpa sumarenta amarelada a vermelha, com muitas sementes e um sabor agridoce, característico do Natal madeirense.

Cultivo do inhame

É uma árvore de porte arbustivo, com 2 a 3 m de altura, reconhecida facilmente pelas suas grandes folhas. As suas flores possuem os dois sexos (hermafrodita).

Tem um ciclo de vida entre 5 a 6 anos, entrando em produção no 2.º ano e produzindo um máximo de frutos entre os 3.º e 4.º anos.

A sua propagação é feita por semente ou estacaria.

Prefere um clima temperado subtropical, locais de humidade média-alta, solos bem drenados, frescos e ligeiramente ácidos, sendo muito sensível à falta de água.

Pode ser cultivada ao sol, desde que não esteja sujeita a situações de seca.

Encontra-se em toda a Ilha da Madeira, desde os 100 m até aos 600 m de altitude na costa sul, e dos 100 aos 300 metros de altitude na costa norte. Está adaptada em toda a Região, sendo frequente encontrá-la isolada ou em plantações de pequena dimensão nos concelhos de Santana (Arco de São Jorge, São Jorge e Santana) e Santa Cruz (Camacha).

O fruto, com semelhanças ao tomate, é oval e pontiagudo no extremo inferior, com coloração entre o vermelho e o laranja.

A colheita é realizada entre os meses de novembro e março, sendo que apenas deve ser colhido quando apresenta cor uniforme.

A média de produção por árvore situa-se entre os 15 e os 20kg/ano.

É uma planta sensível a pragas, especialmente à mosca-branca e aos afídeos. Também pode apresentar doenças como o míldio, nematodes ou vírus.

 

Nutrientes

Os frutos são pobres em calorias, mas muito nutritivos e ricos em fibras e vitaminas A, B, C e E.

É uma fonte importante de β-carotenos (provitamina A) e ferro. Apresenta elevados conteúdos de potássio, magnésio e fósforo. Possuem atividade antioxidante elevada, em comparação com outros frutos, devido ao seu elevado conteúdo de vitamina C.

O seu consumo regular contribui para a diminuição dos níveis de colesterol e hipertensão, regulando os níveis de glucose.

Auxilia no bom funcionamento dos sistemas nervoso e imunitário e tem um efeito laxante suave.

Diferentes formas de utilização

Os frutos têm um delicioso sabor agridoce e podem ser consumidos in natura, cozidos, grelhados ou assados.

A parte externa de sua polpa é carnuda e firme, enquanto sua porção central possui textura macia e gelatinosa, com pequenas sementes comestíveis.

Ao natural, corta-se o fruto em duas metades e, com uma colher de sobremesa, come-se a polpa e as sementes. Quando cortado às rodelas, tem um efeito decorativo e pode ser usado para embelezar entradas, pratos principais ou sobremesas.

A casca pode ser retirada e a fruta pode ser consumida cortada em pedaços ou ao meio, com ou sem adição de açúcar ou sal. Pode também ser utilizada na preparação de saladas de frutas, geleias ou compotas, sorvetes, entradas, sumos, licores, molhos para carnes, chutneys e variadas sobremesas.

Pode também ser transformado em sumo ou licor.

O fruto e as folhas do tomate arbóreo, na forma de cataplasmas quentes, ajudam no tratamento de amigdalites e outros problemas da garganta. As suas folhas também possuem um óleo essencial recomendado no combate da malária.

O consumo da fruta fresca em jejum contribui para melhorar a visão e nos estados gripais.

Receita

Chutney de tomate-inglês

chutney tomate ingles Ingredientes:

400g de tomate-inglês descascado e cortado em fatias finas
1 cebola picada
2 maçãs cortadas em cubos
1 pau de canela
Gengibre fresco qb
2 cabeças de cravinho
¼ de uma malagueta (inteira, mas sem sementes, para retirar no final)
100 ml de sidra

Modo de preparação:

Levar ao lume a cebola com o tomate, a maçã e o vinagre e deixar levantar fervura. Adicionar as especiarias, baixar o lume e cozinhar cerca de 45m, até obter a consistência certa.

Este é um delicioso chutney usado para acompanhar entradas de tapas, queijos e carnes.

Bom apetite!


Natália Silva
Divisão de Inovação Agroalimentar
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

 

 

 

Veja também:

Abóbora

- Banana

- Cana-de-açúcar

- Cereja

- Tabaibo

Maçã ou pero

- Alho-francês

- Limão

- Tangerina

- Anona

- Inhame

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.