1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

100% da NOSSA Terra SEM desperdícios - limão

abóbora DICAs

Limão

Descrição botânica

Nome científico: Citrus limon, L

Família: Rutaceae

Origem: Sudeste da Ásia

limao 2 Curiosidade

Na ilha da Madeira, predominam dois tipos de limão: o primeiro engloba as variedades "Ponderosa" e "Vila Franca", de frutos grandes e com casca grossa, e o segundo as variedades "Eureka", "Lisboa", "Lunário" e "Galego", de frutos pequenos e com casca fina e sumarenta.

O limão é produzido em maior quantidade na freguesia de Ilha, em Santana. Nesta localidade, onde é celebrada a Exposição Regional do Limão, são produzidas anualmente cerca de 90 toneladas de limão.

Cultivo

O clima mais adequado para o cultivo de limão é o tipo mediterrâneo, livre de geadas. Os períodos de seca, seguidos das chuvas, exercem um papel importante na sua floração.

Prefere solos de textura média, arejados, permeáveis e pouco calcários, com pH entre 5,5 e 6,5. Não tolera a salinidade e é sensível à asfixia radicular. Em termos de necessidades hídricas, é uma cultura que precisa de 600 a 1000 mm anuais de água, com maior exigência entre a floração e a colheita.

A sua plantação deve ser realizada em local com boa exposição solar e protegido de vento. Começa a produzir três anos após a plantação.

Pragas e doenças

Destacam-se os afídeos, psila dos citrinos, ácaros, cochonilhas, lagarta mineira.
Nutrientes

Nutrientes

Valor energético: 26Kcal por 100g

Tem um baixo teor em açúcares e é rico em antioxidantes, bem como em fibra e vitaminas do complexo B, C e E

Sais Minerais: Cálcio e Potássio

Este fruto é importante para o sistema imunitário, aumenta a absorção do ferro, contribuindo para a redução do cansaço e da fadiga e possui propriedades antioxidantes. O limão contém pectina na sua pele, elemento que ajuda na redução dos níveis de colesterol LDL no sangue.

Na casca do limão, existe também o d-limoneno, que apresenta efeitos antisséticos, antibacterianos e diurético, o que contribui para prevenir a retenção de líquidos.

 

Diferentes formas de utilização

limao 5
limao 4
limao 3

O limão é uma fruta muito versátil, sendo utilizado para fazer compotas (como elemento principal ou então como um dos ingredientes secundários), uma grande variedade de bolos, pudins e mousses, em sumos, na poncha, em licores e como tempero na culinária (desde saladas até pratos de carne e peixe), entre outros.

É um excelente substituto do sal em marinadas com ervas aromáticas e é uma alternativa refrescante usar em sumos, chás e infusões.

Confere um agradável paladar na confeção de pratos de peixe e marisco.

A sua casca, de espessura média e a polpa tenra, sumarenta e de sabor ácido, é a preferida pelos madeirenses para a confeção da poncha. Também pode também ser utilizada congelada (para posterior utilização) ou cristalizada para ser utilizada como aperitivo.

Com as cascas, podemos fazer uma solução natural de limpeza em spray. É necessário um frasco de 1 l, cascas de limão (em quantidade suficiente para encher o frasco até ao meio), vinagre branco (para cobrir as cascas), um filtro, uma taça grande e um frasco com spray.

Quando o frasco estiver cheio até meio com as cascas de limão, adicionar vinagre até ao topo do frasco. Cobrir com a tampa e guardar em sítio escuro, pelo menos, duas semanas. Filtrar o líquido e descartar as cascas. Por fim, verter o líquido para dentro do frasco de spray e está pronto a ser usado em várias superfícies.

O seu sumo pode também ser utilizado como tira-nódoas para remover manchas da roupa branca.

Para tal, é necessário espremer quatro a seis limões, até obter meia chávena de sumo de limão, que pode ser adicionado ao detergente, na máquina de lavar roupa. O sumo de limão vai aclarar a roupa branca, além de lhe conferir um aroma agradável.

As sementes, por sua vez, podem ser usadas para obter pectina caseira para compotas. A pectina é uma substância usada como espessante.

São necessárias 15 sementes de limão num pano de tecido fino (p. ex., gaze) e atado, colocadas dentro da panela onde será cozinhada a fruta para a compota.

A pectina será extraída enquanto a fruta cozinha. Quando a compota estiver pronta, basta retirar o pano com as sementes.


Natália Silva
Divisão de Inovação Agroalimentar
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

 

 

 

Veja também:

Abóbora

- Banana

- Cana-de-açúcar

- Cereja

- Tabaibo

Maçã ou pero

- Alho-francês

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.