1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Agricultura e biodiversidade

agricultura e biodiversidade 1 O equilíbrio entre manter uma agricultura produtiva e sustentável e preservar os recursos naturais e a sua biodiversidade é um desafio que nos obriga a refletir o futuro de forma conjunta e integrada.

Abaixo, enumeram-se modos de produção agrícola sustentáveis, que se complementam e que podem contribuir para o equilíbrio desejado entre a agricultura e a biodiversidade:

Proteção integrada: a proteção integrada consiste na avaliação ponderada entre todos os métodos de proteção das culturas disponíveis e a integração de medidas adequadas para diminuir o desenvolvimento de populações de organismos nocivos, mantendo a utilização dos produtos fitofarmacêuticos e outras formas de intervenção a níveis ecológica e economicamente justificáveis e reduzindo ou minimizando os riscos para a saúde humana e o ambiente.

É privilegiado o desenvolvimento de culturas saudáveis, com a menor perturbação possível dos ecossistemas agrícolas e agroflorestais e incentivando mecanismos naturais de luta contra os inimigos das culturas.

Produção integrada: a produção integrada é um sistema agrícola de produção de alimentos e de outros produtos alimentares de alta qualidade, com gestão racional dos recursos naturais e privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural, em substituição de fatores de produção, contribuindo, desse modo, para uma agricultura sustentável.

 

Modo de produção biológico: a produção biológica é um sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios, que combina as melhores práticas ambientais, o elevado nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais e a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais.

É um modo de produção em sintonia com a preferência de um número cada vez maior de consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processos naturais. Desempenha, assim, um duplo papel: por um lado, abastece um mercado específico e, por outro, contribui para a proteção do ambiente e do bem-estar dos animais.

Agricultura de precisão: é um conjunto de técnicas que permite aumentar a segurança das decisões agronómicas nas explorações agrícolas, aumentando a produtividade das parcelas e reduzindo os custos de produção e os impactos ambientais, mediante a análise prévia de múltiplos fatores na tomada de decisão.

Agricultura de conservação: é o conjunto de práticas que permitem o maneio do solo agrícola com a menor alteração possível da sua composição, estrutura e biodiversidade natural. As técnicas utilizadas na agricultura de conservação apresentam, regra geral, efeitos positivos no solo, contribuindo para o aumento do teor de matéria orgânica.

Agricultura familiar: é, por norma, uma agricultura que contribui para um desenvolvimento sustentável com baixo impacto sobre o ambiente e que assegura a manutenção de espécies vegetais e animais locais, contribuindo, de igual modo, para a conservação das paisagens agrícolas.

Fonte: DGADR


Avelino Freitas
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.