1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

100% da NOSSA Terra SEM desperdícios - maçã ou pero

abóbora DICAs

Maçã ou Pero

Descrição botânica

Nome científico: Malus domestica Borkhausen

Família: Rosaceae

Origem: Cazaquistão e Ásia Central, disseminada na Europa e Mediterrâneo desde a Antiguidade.

Ciclo biológico: perene (50 anos ou mais).

Plantação: Na Região, encontra boas condições de desenvolvimento acima dos 500 metros na costa sul e dos 300 metros na costa norte da Ilha.

É uma fruteira de clima temperado que exige baixas temperaturas para uma boa frutificação, assim, é necessário a existência de frio no período de outono/inverno para a quebra de dormência dos gomos e rebentação homogénea/floração abundante na primavera.

Deverá ser instalada em terrenos com solos bem drenados e com pH entre 6 e 7.

Colheita: Entre setembro e novembro.

pero 1 pero 2
Macieira em floração  Frutificação da macieira

Curiosidade: Na Madeira, a macieira é também conhecida como pereiro. Em 2017, passaram a constar do Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Frutícolas dez variedades de macieiras/pereiros únicas na Madeira: Maçã Barral; Maçã Cara de Dama; Pero Calhau; Pero Domingos; Pero Ponta do Pargo; Pero Bico de Melro; Pero Branco; Pero da Festa; Pero Focinho de Rato; e Pero Vime.

 

Nutrientes

Apresenta, em média, 82% de água, vitaminas (em particular, vitamina C), sais minerais, fibras (2,1%), açúcares fermentáveis, pectina e ainda uma grande quantidade de fitoquímicos.

Vitaminas: A, E, C.

Sais minerais: ferro, cálcio, manganês, potássio, sódio, magnésio, cobre e zinco.

Estudos comprovam que os minerais como o ferro, cobre e manganês contribuem para a prevenção de doenças a exemplo da aterosclerose.

O consumo regular de maçã, em fresco, tem efeitos benéficos para a saúde, reduzindo os riscos de cancro do pulmão, doença cardiovascular e doença obstrutiva pulmonar crónica.
Os seus compostos fenólicos, encontrados nas sementes e cascas, possuem também propriedades anticancerígenas.
As fibras, que se encontram na sua maior parte na casca, são benéficas na prevenção e tratamento da diabetes, obesidade e colesterol elevado.

Diferentes formas de utilização

A maçã é uma fruta muito versátil e pode ser consumida em fresco (com e sem casca), cozida, assada, desidratada, em sumo ou chá de maçã, em bolos, tartes, doces, etc. Também pode ser utilizada em vinagre de maçã e na produção de sidra.

O bagaço de maçã, resultante da elaboração da sidra, poderá ser utilizado na elaboração de farinha, alimentação animal e produção de cogumelos.

pero 3
Diferentes subprodutos da maçã 


Natália Silva
Divisão de Inovação Agroalimentar
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

 

------------------

Veja também:

Abóbora

- Banana

- Cana-de-açúcar

- Cereja

- Tabaibo

 

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.