1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A lagarta na cultura da figueira - ALERTA

Na atual campanha de 2021, têm sido observados ataques significativos de lagarta na folha da figueira, pelo que se alerta sobre duas lagartas que atacam a cultura da figueira, a lagarta da folha da figueira (Choreutis nemorana) e a broca dos ramos figueira (Azochis gripusalis), para que os produtores estejam atentos aos seus pomares e possam tomar as medidas de controlo mais adequadas.

Lagarta da folha da figueira - Choreutis nemorana

lagarta figueira figura1
Fig.1 - Fase adulta da lagarta das folhas da figueira
lagarta figueira figura2
Fig. 2 - Lagarta das folhas da figueira
lagarta figueira figura3
Fig. 3 - Estragos na folha (rendilhado)
causados pela lagarta
lagarta figueira figura4
Fig. 4 - Abrigo para pupar

A lagarta da folha da figueira (Choreutis nemorana) já foi detetada na Região, observando-se, inclusive, ataques significativos na atual campanha, faz-se, em seguida, uma breve descrição da mesma.

O adulto de C. nemorana tem uma envergadura de até 20 mm, caracterizada por apresentar asas castanho-avermelhadas (fig. 1).

A lagarta chega a 20 mm de comprimento, apresenta cor amarelo-esverdeado pálido, uma cabeça amarela com pontos pretos na parte superior, sendo a principal responsável pelos danos causados (fig. 2).

As lagartas alimentam-se das folhas das figueiras (Ficus carica), nas quais causam danos muito importantes, apenas deixando as nervuras mais duras, deixando-as parecida a uma espécie de rendilhado (fig. 3).

O seu comportamento consiste em manter-se na parte central superior da folha, onde constrói um abrigo de seda branca para pupar (fig. 4). Tecem uma teia, no interior da qual forma um casulo, completando o ciclo, descendo na primavera/verão até ao solo por um fio de seda, emergindo posteriormente no estado adulto.

Geralmente, tem duas gerações por ano. A primeira geração surge em finais de maio, na parte terminal dos lançamentos do ano, nas folhas mais jovens.

Controlo

É prudente conhecer a biologia das referidas espécies e seus habitats para que, em caso de hipotéticos ataques severos, sejam tomadas as devidas medidas de proteção.

Não existindo produtos fitofarmacêuticos homologados, poder-se-á intervir culturalmente, retirando as folhas que apresentem sinais da praga, queimando-as ou enterrando-as a uma profundidade superior a meio metro.

 

Broca dos ramos figueira - Azochis gripusalis

broca figueira figura5  
Fig. 5 – Broca dos ramos da figueira – fase adulta 
broca figueira figura6  
broca figueira figura6.1  
Fig. 6 - Lagarta alimentando-se dos ramos da figueira
(em cima) e pupa no interior do ramo (em baixo)

O adulto é uma pequena borboleta, medindo cerca de 30 mm de envergadura (fig. 5).

A postura dos ovos é realizada sobre os ramos ou na base do pecíolo das folhas, geralmente de outubro a fevereiro, podendo se estender até abril. Dos ovos eclodem pequenas lagartas que se alimentam, no início, da casca tenra dos ramos, passando para a parte lenhosa dos ramos, restringindo seu ataque à medula (fig. 6).

Os excrementos são inicialmente expelidos pelo orifício de entrada da galeria e vão obstruir a galeria depois, protegendo a broca de humidade e de seus inimigos naturais.

Danos

À medida que a broca penetra no ramo, as folhas vão murchando e os frutos vão atrofiando e secando, podendo comprometer totalmente a produção.

Controlo

Deve ser feito de forma integrada, associando-se os métodos:

Culturais
Poda rigorosa dos ramos e queima posterior;

Físicos

Com o emprego de armadilhas luminosas providas de lâmpadas fluorescentes ultravioletas, que exercem controle em uma área de, aproximadamente, 7 hectares para cada armadilha;

Químicos

Pulverizações quinzenais com deltametrina ou abamectina a partir da época da postura da praga.


Miguel Teixeira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Divisão de Assistência Técnica Agronómica

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.