1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

100% da NOSSA Terra SEM desperdícios - cereja

Cereja

cereja 1 cereja 2
(Fotos foram gentilmente cedidas por Teresa Vivas)

Nome Científico: Prunus avium L.

Curiosidade: Na Madeira, a cultura da cerejeira ocorre com maior incidência no Jardim da Serra, Serra de Água e Curral das Freiras. Em 1947, o Eng.º Vieira Natividade designou o Jardim da Serra como o «solar das cerejeiras».

Variedades: “Regionais" e "Norberto" (precoces mais comuns) e "Van", "Grada" e "De Lisboa" (tardias).

Família: Rosaceae.

Origem: Nordeste asiático.

Ciclo de vida: 20 anos, em média.

Plantação: De janeiro a fevereiro.

Colheita: Entre finais de maio e início de julho.

A cerejeira é uma planta que necessita de frio para quebra de dormência. Ocorre acima dos 500m na costa sul e acima dos 350m na costa norte da ilha. Zonas com nevoeiro e fortes ventos, na floração e frutificação, devem ser evitadas. Exige solos com boa drenagem e pH entre 6,0 e 7,5.

É importante regar as árvores após a plantação e ao longo do ano, sempre que necessário. Planear as fertilizações azotadas e evitar tratamentos fitofarmacêuticos à floração para não afetar os polinizadores como abelhas.

As cerejas devem ser colhidas maduras, com a pele firme, sem golpes ou manchas e com os pedúnculos verdes e bem presos ao fruto.

Nutrientes

Vitaminas: A e C.

Sais Minerais: potássio, cálcio, fosforo e magnésio.

Apresenta um valor médio de 60Kcal/100g, 83% de água e cerca de 13% de hidratos de carbono, na forma de frutose.
É rica em fibra (1,6g/100g, que corresponde a 7% da DDR) solúvel na forma de pectina, com efeito benéfico na regularização do trânsito intestinal, na redução da absorção do colesterol e na melhoria do controlo da glicemia. É também rica em antioxidantes, com função anti-inflamatória e imunitária. É uma boa fonte de triptofano, serotonina e melatonina que influenciam o estado de humor e sono, podendo auxiliar no tratamento da depressão e da insónia.

 

 

Sugestões de utilização

As cerejas são saboreadas frescas, ao natural, mas também podem ser congeladas (após retirar o caroço) ou cristalizadas.

Podem ser usadas em sumos, batidos, bebidas licorosas, compotas, geleias e sobremesas, tais como tartes, bolos, gelados, sorvetes, cupcakes, biscoitos, mousses e sorvetes. Podem também ser usadas em pratos de caça, porco e aves.

Combina bem com iogurte natural, requeijão, como recheio de crepes e panquecas.

cereja carocos
cereja almofadas  
cereja pes

Os caroços de cereja podem ser lavados e, depois de secos, usados para fazer almofadas térmicas, recomendadas para tratamentos de termoterapia. Devido ao seu isolamento, conseguem reter a temperatura durante bastante tempo e vão libertando o calor ou o frio lentamente.

As almofadas podem ser aquecidas no micro-ondas ou arrefecidas no congelador, consoante a utilização pretendida, evitando o risco de queimaduras.

Podem servir como substituto para o tradicional saco de água quente, como meio de aquecimento ou como uma ajuda para o alívio de dores musculares, de costas, pescoço, etc. Para isso, basta humedecer a almofada com água e colocar no micro-ondas à potência de 600 watts, durante 2 minutos. O calor húmido provocado pelo aquecimento é benéfico para a pele resultando num alívio imediato das dores musculares e articulares.

A frio, as almofadas agem como sacos de gelo, com a vantagem de não molhar nem queimar a pele.

Se colocarmos no interior ervas aromáticas, como a lavanda, camomila, alecrim, etc., a almofada também proporcionará uma sensação de bem-estar (aromaterapia).

Os pés da cereja podem ser usados para preparar um chá terapêutico, conhecido pelos seus benefícios para as vias urinárias. Pelo facto de promover a micção e eliminação de toxinas, é indicado no tratamento de infeções urinárias, comuns nas mulheres.

Podem ser lavados e, depois de secos, guardados para serem utilizados na preparação do chá. Basta ferver água e juntar os pés de cereja.

 


Natália Silva
Divisão de Inovação Agroalimentar

Veja também:

Abóbora

-Banana

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.