1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos DICAs429 (LEGENDA)
meteorologia DICAs434

Geada

A geada é a solidificação do orvalho, ou seja, a formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou outras superfícies. Ocorre em madrugadas muito frias, quando as gotas de água de orvalho se solidificam a menos de 0°C.

A formação de geada torna-se prejudicial à agricultura, pois “queima” as folhas das plantas e pode destruir muitas plantações desprotegidas. Para as espécies frutíferas, a geada fora de época (tardia) causa impacto negativo, pois geralmente destrói a flor e as brotações novas.

Vários fatores interferem no risco de geada. A posição geográfica, ou seja, a latitude e a altitude, faz com que a probabilidade de ocorrência de geada seja variável.

Tipos de geada

Em diversas referências bibliográficas, surgem inúmeros conceitos relacionados com os tipos de geada, qualificando então esse fenómeno de acordo com os efeitos visuais que produzem. Os dois principais tipos de geada serão descritos abaixo:

• Geada branca – é aquela que ocorre com a formação de cristais de gelo (congelamento do orvalho), na presença de baixa temperatura (zero graus ou menos), noites límpidas (céu sem nuvens) e na ausência de ventos;
• Geada preta – é aquela que ocorre sem a formação de cristais de gelo, com o congelamento da seiva da planta. É o pior tipo de geada,no entanto, é rara a sua ocorrência. Forma-se na presença de temperaturas muito baixas e ar seco.

Fatores que afetam a formação de geada

Dos fatores que afetam na formação de geadas, destacam-se:

• Nebulosidade – a presença de nuvens impede a formação de geada, visto terem a propriedade de impedir a dispersão do calor emitido pelo solo, mantendo a atmosfera não muito fria;
• Ventos – os ventos, quando fracos, misturam as massas de ar muito frio (rente ao solo) com a camada de ar menos frio (com maior altitude), evitando assim a formação da geada;
• Altitude – quanto maior a altitude, maior a probabilidade de ocorrência de geada;
• Latitude – quanto maior a latitude, isto é, quanto mais próxima dos polos se localizar uma região, maior a facilidade de ocorrer geada;
• Topografia do terreno – baixadas ou vales facilitam a acumulação de ar frio e a ocorrência de geada;
• Condições do solo:
– Humidade do solo – solos húmidos conduzem melhor o calor para a superfície e evitam a formação de geada;
– Solo revolvido – aumenta a porosidade e diminui a sua capacidade de condução de calor para a atmosfera rente ao solo, facilitando a formação de geada;
– Cobertura do solo (viva ou morta) – diminui o aquecimento do solo durante o dia, bem como a irradiação do calor pelo solo à noite, facilitando a formação de geada.

Práticas preventivas contra a geada

Algumas medidas preventivas são utilizadas para amenizar a formação da geada, são de caráter microclimático, no entanto essas práticas devem ser repetidas a cada ano, em períodos que antecedem a ocorrência de geadas, ou seja, no outono.

Medidas imediatas

São as que podem ser executadas com poucas horas, na véspera da ocorrência do fenómeno, após o alerta sobre a possibilidade de geada. Visam elevar a temperatura em alguns graus acima de zero, o suficiente para evitar congelamento das plantas. São elas:

• Turvação da atmosfera – consiste na queima de serragem ou palha húmida em latões ou covas distribuídos na área, que, pela produção de fumo, evitará a perda de calor do solo para a atmosfera.
• Irrigação por aspersão – a água pura congela na temperatura de 0°C. Sendo assim, a irrigação por aspersão molhará a planta, fazendo com que se forme o gelo sobre os ramos, quando a temperatura atingir 0°C. Desta forma, a camada de gelo evita que a temperatura da planta seja reduzida abaixo de 0°C, evitando o dano do congelamento. A seiva da planta não congela a 0°C porque possui solutos (sais minerais, açúcares, etc.), o que  faz com que o ponto de congelamento da seiva seja menor do que 0ºC, -1ºC.

 

previsoes DICAs429 (NOTA)

A foto seguinte é um exemplo do antes exposto:
meteorologia DICAs435 1 Flores e ramos do mirtilo coberto por gelo, com o objetivo de proteger o rompimento celular

• Aquecimento do ar próximo à superfície do solo – através da queima de material combustível, como o uso de aquecedores;
• Ventilação – usar ventiladores para promover a mistura do ar mais frio com o ar menos frio. Este método é pouco usado.

Medidas permanentes

São aquelas executadas durante a implantação da cultura:

• Eliminação das ervas daninhas para facilitar o aquecimento do solo durante o dia e a irradiação do calor à noite, evitando a formação da geada;
• Cultivo em estufas e túneis baixos (quando possível), o que permite que o solo e o ar aqueçam mais durante o dia e não percam tanto calor durante a noite, formando uma câmara aquecida;
• Retardar a época de plantação, plantar mais no tarde, sem, no entanto, plantar fora de época, para fazer com que a época de floração não coincida com possíveis geadas tardias;
• Evitar cultivo em vales;
• Escolher bem as variedades e cultivares a serem plantadas;
• Implantar barreiras vegetais (quebra-ventos) nas encostas, para evitar que o frio desça para o fundo do vale (zona plana). O quebra-vento na parte de baixo do pomar deve ser com plantas de folha caduca (que caem no inverno), para facilitar o escoamento do ar frio para fora do pomar e não causar acumulação desse ar dentro do pomar.

De acordo com os apuramentos meteorológicos emitidos pelo IPMA para o período compreendido entre 08 e 14 de junho (ver quadro), as condições do estado do tempo mantiveram-se sensivelmente iguais à semana anterior, com a exceção da precipitação, com os valores da temperatura a aumentarem ligeiramente, a velocidade do vento a fazer-se sentir de forma moderada e a precipitação com valores praticamente inexistente.

Na execução das operações culturais, nomeadamente as regas e a aplicação de produtos fitofarmacêuticos, deve evitar sempre as horas de maior calor.

A disponibilidade de água no solo depende do balanço entre chuva e a evapotranspiração. Verifica-se, no entanto, que os valores da precipitação estão bem abaixo dos valores da evapotranspiração, pelo que é necessário proceder à rega das culturas, mas que só devem ser realizadas de acordo com as respetivas necessidades hídricas.

Segundo as previsões do IPMA até 24 de junho (ver quadro), as condições do estado do tempo vão manter-se amenas, com alguma nebulosidade em toda a Região e aguaceiros esporádicos com maior incidência a norte, típicos do mês de junho.

Recomenda-se aos produtores que se mantenham atentos às suas culturas, por forma a detetar os sinais/sintomas de pragas e/ou doenças e, assim, poder agir de forma atempada, minimizando eventuais prejuízos. Os tratamentos fitofarmacêuticos deverão ser realizados em conformidade (ler atentamente os rótulos).

Relembra-se que com a aproximação da época de maior calor, a iminência dos incêndios é real, pelo que se recomenda a limpeza dos terrenos, bem como evitar o acumular de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem) na exploração agrícola, a fim de evitar ignições fáceis.

Miguel Teixeira
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico (DSDA)
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

Para informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.