1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

As boas práticas e segurança alimentar nos hortofrutícolas - DRA promove ações de sensibilização

seguranca alimentar hortofruticolas 1 A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA) realizou no passado mês de maio três ações de sensibilização cujo público-alvo foram os trabalhadores dos Centros de Abastecimento e do Mercado Abastecedor do Funchal.

Desempenhando funções na manipulação de alimentos perecíveis, é muito importante que estes trabalhadores estejam capacitados para o desempenho desta tarefa, nomeadamente, que estejam conscientes do seu papel na garantia da segurança alimentar dos consumidores dos produtos processados e transacionados nos locais onde trabalham.

 

Foi com este foco e com a preocupação de minimizar potenciais riscos inerentes à manipulação de alimentos que foi delineada a realização das ações de sensibilização, sob o título “Boas Práticas e Segurança Alimentar nos Hortofrutícolas”.

Estas ações foram coordenadas entre a Divisão de Mercados Agrícolas, da Direção de Serviços de Mercados e Logística e que gere aquelas infraestruturas, e o serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural com competência na área da segurança alimentar, a Divisão de Controlos e Licenciamentos, da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária, cujos técnicos ministraram as ações.

O conteúdo programático focou sobretudo os aspetos legais inerentes à manipulação de alimentos, com atenção especial ao sistema de segurança alimentar baseado nos princípios do HACCP.

Com a realização destas ações de sensibilização, os 54 trabalhadores dos quatro Centros de Abastecimento e do Mercado Abastecedor do Funchal, que contactam mais de perto com os hortofrutícolas frescos, estão mais capacitados para o desempenho das suas importantes e delicadas tarefas.


Jorge Caldeira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.