1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

A segurança e higiene na atividade agropecuária

seguranca e higiene na atividade agropecuaria DICAs 1 Há já longos anos que se discute a necessidade da preservação da terra, da água e do ar e da proteção de todos os seres vivos, onde se inclui, obviamente, o Homem, e são cada vez mais os temas de discussão que surgem, bem como as reuniões, os colóquios, os seminários e outros que são realizados, para que sejam definidas e implementadas medidas concertadas com esse objetivo.

No entanto, tal não impediu o aparecimento do novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, que foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, na cidade de Wuhan, e que rapidamente se disseminou por todo o mundo.

 

Dada a sua dimensão, é imperioso manter as medidas preconizadas para a contenção e redução do risco do contágio, a exemplo do distanciamento social, bem a promoção das boas práticas de higiene, segurança e salubridade rigorosas e constantes em todas as atividades sociais e profissionais.

No caso dos agricultores, estes, no exercício da sua atividade, devem assegurar a prevenção de qualquer contaminação dos produtos hortofrutícolas e, em simultâneo, a higiene dos edifícios, armazéns, utensílios e máquinas agrícolas utilizados.

A sanidade e proteção de plantas são um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar ou minimizar a existência de organismos nocivos que destroem ou provocam prejuízos não só nas culturas, mas também no próprio Homem, pelo que a utilização e o armazenamento eficiente e sustentável dos produtos fitofarmacêuticos devem ser cuidadosos, de modo a reduzir os riscos, pelo que os agricultores devem estar sensibilizados para outras formas de proteção das culturas, seja em produção integrada ou biológica.

Na atividade pecuária, a prevenção dos riscos profissionais de contaminação dos animais e destes para o Homem, faz-se evitando sobretudo a exposição e o contacto direto com os animais, mediante o uso de equipamento de proteção individual devidamente certificado e higienizado.


Carlos Freitas
Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.