1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos DICAs429 (LEGENDA)

A temperatura do ar e do solo
meteorologia DICAs431

A humidade do ar

A humidade do ar é a quantidade de vapor de água na atmosfera. Fisicamente, a humidade relativa é definida como a razão da quantidade de vapor de água presente numa porção da atmosfera (pressão parcial de vapor) com a quantidade máxima de vapor de água que a atmosfera pode suportar a uma determinada temperatura (pressão de vapor). A humidade relativa é uma importante variável (medida) usada na previsão do tempo, e indica a possibilidade de precipitação (chuva, neve, granizo, entre outros), orvalho ou nevoeiro.

A alta humidade durante os dias quentes faz a sensação térmica aumentar, ou seja, há a sensação que está mais calor, devido à redução da eficácia da transpiração da pele, o que reduz o arrefecimento corporal. Por outro lado, a baixa humidade dos desertos, por exemplo, causa uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite.

Uma partícula de ar tem variáveis (temperatura, pressão e volume) que definem o seu estado (estado do sistema). Quando algumas dessas variáveis se alteram, há uma mudança de estado e diz-se que o sistema sofreu um processo ou transformação. Esse processo é reversível se puder ser realizada a trajetória inversa, caso contrário o processo é irreversível.

O vapor de água que constitui a humidade do ar é apenas mais um gás que existe no ar e que tem uma pequena contribuição para a pressão atmosférica. A quantidade exígua desse gás no ar tem uma importância crucial e regula muitos processos físicos e biológicos na camada limite atmosférica.

 

previsoes DICAs429 (NOTA)

A humidade do ar está presente nos modelos que simulam o crescimento e produção das culturas, no cálculo das necessidades de rega e a sua calendarização, na previsão da incidência de pragas e doenças, na data ideal de colheita de forragens, etc. A humidade é também importante para a saúde animal e influencia algumas das suas produções. A ignição e propagação de fogos são também propiciadas pela ocorrência de baixas humidades atmosféricas.

De acordo com os apuramentos meteorológicos emitido pelo IPMA para o período compreendido entre 18 e 24 de maio (ver quadro), as condições do estado do tempo mantiveram-se quase idênticas à semana anterior, conforme previsto, aliás. Os valores da temperatura mantiveram-se acima da média, com a velocidade do vento a fazer-se sentir de forma moderada e a precipitação pouco significativa, mas com maior relevância a norte da Região

Na execução das operações culturais na exploração agrícola, nomeadamente as regas e a aplicação de produtos fitofarmacêuticos, há que evitar sempre as horas de maior calor.

A disponibilidade de água no solo depende do balanço entre a chuva e a evapotranspiração. Verifica-se que os valores da precipitação estão ainda abaixo dos valores da evapotranspiração (ver quadro), pelo que há a necessidade de regar as culturas, embora com algumas exceções a norte.

Segundo as previsões do IPMA até 03 de junho (ver quadro), as condições do estado do tempo vão manter-se agradáveis, embora com alguma nebulosidade e aguaceiros esporádicos, com predominância a norte da Região.

As culturas devem ser mantidas sob vigilância, por forma a detetar os sinais de pragas e/ou doenças e poder, assim, agir de forma atempada, minimizando eventuais prejuízos, devendo os tratamentos fitofarmacêuticos ser realizados em conformidade, com uma leitura atenta dos rótulos.

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

 

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.