1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Biodiversidade e agricultura: um equilíbrio indispensável

biodiversidade e agricultura 1Este dia foi proclamado pelas Nações Unidas, visto ter sido nesta data que foi adotado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, em 1992. A sua comemoração tem como finalidade alertar a população para o dever e a importância da preservação da diversidade biológica.

Em 2021, o tema do Dia Internacional da Biodiversidade é “We’re part of the solution” e pretende relembrar-nos que todos "Somos parte da solução”. Temos, assim, o poder e dever de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, preservando a natureza e a sua biodiversidade.

Tendo em conta o aumento da população mundial, com a consequente necessidade de aumentar a produção agrícola, torna-se imprescindível o uso de ferramentas que permitam uma produção alimentar sem provocar a destruição de habitats naturais.

O equilíbrio entre as necessidades de produção de alimentos e a preservação de habitats naturais é um dos maiores desafios que os produtores agrícolas enfrentam.

biodiversidade e agricultura 2
Foto 1 - Enrelvamento em vinha
biodiversidade e agricultura 3
Foto 2 - Colocação de plantas atrativas de
polinizadores nas entrelinhas
biodiversidade e agricultura 4
Foto 3 - Colocação de plantas repelentes
(insetos e nematodes) nas bordaduras do terreno

A adoção de estratégias e de melhores práticas agrícolas, que consolidem o equilíbrio entre a produção económica, a responsabilidade ambiental e a manutenção da biodiversidade torna-se urgente.

A mobilização mínima do solo associado ao enrelvamento pode prevenir e evitar o desenvolvimento de infestantes, melhorar a estrutura do solo e contribuir para a sua proteção e conservação (foto 1). Podem ser utilizadas consociações de gramíneas e leguminosas, de preferência com sementes de variedades regionais, mais bem-adaptadas às condições naturais locais, contribuindo para o equilíbrio de nutrientes nos solos e a manutenção da diversidade de fauna no solo

A mobilização mínima do solo é também determinante na preservação das populações de minhocas, que com as suas redes de galerias, favorecem o arejamento permitindo a penetração de água e nutrientes até às camadas mais profundas do solo. Além disso, a prática do enrelvamento contribui para a fixação e aumento das populações de insetos e ácaros auxiliares, essenciais no controlo de pragas das culturas.

A cobertura do solo com estilha de madeira ou palhas (mulching), impedirá o crescimento das infestantes.

A instalação de pastagens permanentes assegura também a sustentabilidade da atividade agrícola, minorando os seus impactos no meio ambiente.

Outra prática aconselhada é a manutenção ou instalação de estruturas ecológicas que representem habitat e alimento para os insetos auxiliares, como por exemplo: faixas nas entrelinhas junto às culturas e bordaduras dos terrenos, constituídas por espécies vegetais com flor que possam funcionar como abrigos de auxiliares e/ou como repelentes de algumas pragas (fotos 2 e 3).

Estes habitats representam uma dupla mais valia pois são benéficos para as espécies de insetos polinizadores e outros auxiliares, e também, para as culturas e para o ecossistema envolvente à exploração agrícola (foto 4).

biodiversidade e agricultura 5
Foto 4 – Colocação de plantas nas bordaduras,
que providenciam abrigo e alimento aos auxiliares

O estudo e a otimização dos processos de compostagem, utilizando os subprodutos da própria atividade agrícola, como, por exemplo, restos florestais, palha, estrumes, e restos hortícolas, permite a obtenção de um fertilizante natural, de elevada qualidade, que poderá ser aplicado nas sementeiras e pastagens.

Além disso, o reaproveitamento dos vários subprodutos agrícolas (palhas, bagaço, estilhas, etc.) como substrato viabiliza o cultivo de cogumelos, constituindo uma fonte extra de alimento e de rendimento (foto 5).

biodiversidade e agricultura 6
Foto 5 - Substratos agrícolas utilizados na produção de cogumelos

As intervenções agrícolas devem ser realizadas através da aplicação de técnicas de conservação dos solos, promovendo o seu uso sustentável. O principal objetivo é evitar a erosão, compactação e aumento da salinidade dos solos, de forma a manter o equilíbrio dos sistemas produtivos e a sustentabilidade dos ecossistemas.

A colocação ou manutenção de abrigos e adaptação de bebedouros favorece também a proteção de flora e fauna autóctones (répteis, insetos, anfíbios, mamíferos, aves, etc.)

É fundamental a realização de ações de educação ambiental para promover a implementação e aplicação de práticas agrícolas e estratégias sustentáveis pelos agricultores, de uma forma efi¬caz e duradoura.

Por sua vez, é imprescindível que o setor agrícola esteja ciente que uma produção agrícola, baseada na natureza, contudo apoiada pela ciência e inovação, é vital para a manutenção dos ecossistemas e para as gerações futuras.

De salientar que no dia 27 de maio de 2021 será realizada a 1.ª Cimeira da Agricultura e Biodiversidade, em Santarém, para discutir o equilíbrio essencial entre a produção agrícola e a preservação ambiental, no contexto de recessão global originada pela pandemia.

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Antoine Lavoisier)

Nota: As fotos 2, 3 e 4 foram gentilmente cedidas pelos produtores Fernando Jesus e Duarte Gonçalves.

Natália Silva