1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos DICAs429 (LEGENDA)

A temperatura do ar e do solo
meteorologia DICAs431 A temperatura permite saber de forma objetiva o quanto quente ou frio está um meio. Um fluido mais quente do que outro tem as partículas constituintes mais “agitadas” do que outro mais frio, pelo que aquelas podem disponibilizar mais energia*.

O ar aquece ou arrefece em contacto com superfícies quentes ou frias, respetivamente, através da absorção ou emissão de radiação ou ainda por compressão ou expansão.

O ar em repouso é um excelente isolador térmico, mas o ar raramente está parado. Ao invés, no seio de um volume de ar há sempre porções mais pequenas que, por estarem a temperaturas diferentes, têm densidades diferentes, o que provoca deslocamentos de ar e redistribuição de calor por convecção.

Tipicamente, a superfície terrestre absorve radiação durante o dia e aquece. Consequentemente, o ar em contacto com a superfície aquece, continuando o calor a transmitir- se gradualmente em altura. Neste caso, a superfície funciona como uma fonte quente.

Durante a noite, a superfície perde calor por emissão de radiação infravermelha, funcionado como uma fonte fria que retira calor ao ar

 

previsoes DICAs429 (NOTA)

O calor da superfície também flui para o solo, durante o dia, transmitindo-se gradualmente em profundidade. Durante a noite, a superfície está mais fria do que as camadas mais profundas do solo e o calor transmite-se gradualmente até à superfície. As plantas e animais que estão imersos no ar funcionam por vezes como fontes quentes e outras como fontes frias, perdendo ou ganhando calor através das suas superfícies.

* Em rigor: a temperatura é uma grandeza física que mede a energia cinética média das partículas existentes num sistema em equilíbrio térmico.

De acordo com os apuramentos meteorológicos emitidos pelo IPMA para o período compreendido entre 11 e 17 de maio (ver quadro), as condições do estado do tempo mantiveram-se idênticas à semana anterior, tal como previsto, com os valores da temperatura a subir consideravelmente, a velocidade do vento moderada e a precipitação pouco significativa.

A disponibilidade de água no solo depende do balanço entre chuva e evapotranspiração. Verifica-se que os valores da precipitação estão cada vez mais abaixo dos valores da evapotranspiração (ver quadro), indicando assim a necessidade de efetuar regas às culturas.

Até 27 de maio, prevê-se que as condições do estado do tempo se mantenham agradáveis, embora com alguma nebulosidade e aguaceiros esporádicos, com predominância a norte da Região.

Com estas condições climáticas, dever-se-á manter atento, por forma a detetar os primeiros sinais e/ou sintomas de pragas ou doenças nas culturas e poder agir assim de forma atempada, minimizando eventuais prejuízos.

Relembra-se que deve evitar as horas de mais calor na execução das operações culturais na exploração agrícola e que os tratamentos fitofarmacêuticos devem ser realizados em conformidade (leia atentamente os rótulos).

 

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

 

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.