1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural promove ação de sensibilização sobre a agricultura biológica na Escola Secundária Francisco Franco

DRA promove acao de sensibilizacao DICas 1 No âmbito das funções da Divisão da Agricultura Biológica, foi realizada uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Agricultura Biológica” na Escola Secundária Francisco Franco, onde estiveram presentes 21 alunos e 3 docentes.

Esta ação teve como objetivo principal sensibilizar os alunos para as vantagens da agricultura em modo de produção biológico na proteção do ambiente e da saúde humana, bem como para a criação de hábitos de consumo mais saudáveis.

A agricultura biológica é um sistema de produção sustentável que promove a biodiversidade, fomenta a atividade biológica do solo e privilegia o uso de boas práticas agrícolas.

Neste contexto, foram abordados os impactos da atividade agrícola no ambiente e na saúde humana. Assim sendo, foram mencionados alguns dos problemas de saúde relacionados com as más práticas agrícolas, sublinhando a importância/obrigatoriedade da formação dos agricultores, mediante a frequência do curso de aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Outro tema referido foram as contaminações ambientais, nomeadamente da água e do solo e respetivas implicações na saúde humana, sobretudo as provocadas pelo uso incorreto dos herbicidas e dos pesticidas.

Foram também expostas as questões do desperdício alimentar na Europa e da falta de alimentos em alguns países, do elevado consumo de água na atividade agrícola, da redução da biodiversidade vegetal e animal ao longo do tempo e caracterizou-se em termos gerais a pecuária intensiva.

 

DRA promove acao de sensibilizacao DICas 2 Foi destacada a importância da prática da Agricultura Biológica, sendo esta uma alternativa à produção integrada.

Foram ainda abordados os principais conceitos, práticas e objetivos, a certificação e aspetos relacionados com a fertilidade do solo, destacando-se o solo como um sistema vivo.

A gestão da fertilidade do solo, nomeadamente a administração do composto, a adubação verde, a rotação de culturas e a consociação de culturas, foi mencionada como uma prática agrícola importante. Desmitificou-se ainda a presença das ervas infestantes, apresentando a monda manual e/ou mecânica, o empalhamento do solo, o enrelvamento e o pastoreio como alternativas para o controlo das mesmas.

Por último, foi referida a importância da adoção de algumas práticas que visam a proteção das culturas, designadamente a plantação de sebes para atrair e abrigar os organismos auxiliares que limitam naturalmente as pragas e a colocação de armadilhas para monitorização das pragas e/ou captura em massa.


Lénia Jardim/Rosa Gonçalves
Divisão de Agricultura Biológica/DAB
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.