1 1 1 1 1

Projeto CUARENTAGRI promove ciclo de webinars

CUARENTAGRI webinar DICAs foto1 A Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural/Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, participa no projeto eEuropeu com o acrónimo CUARENTAGRI (https://www.cuarentagri.com/pt/home-pt/).

Neste projeto, além da Madeira, participam os Açores e as Ilhas Canárias, regiões ultraperiféricas da União Europeia, e ainda os países terceiros, Cabo Verde e Senegal.

Em comparação com o resto do território continental europeu, as regiões referidas apresentam uma biodiversidade e condições edafoclimáticas distintas, permitindo o cultivo de vegetais não presentes no resto da Europa, que, por sua vez, podem ser afetados por diferentes organismos prejudiciais.

CUARENTAGRI webinar DICAs foto2 As condições climáticas que se observam nestas Regiões, a fragmentação territorial, o alto volume comercial e a grande pressão turística torna-as extremamente vulneráveis à invasão por espécies exóticas.

Os objetivos do projeto são:

• Identificação de possíveis pragas de quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena para as culturas mais comuns nas Regiões estudadas;
• Gerir o risco de pragas consideradas de quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena nas Regiões estudadas;
• Identificar sistemas adequados de deteção e monitorização de pragas em quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena na área de estudo;
• Desenvolvimento de novos métodos para detetar pragas de quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena na área de estudo;
• Estabelecimento de uma rede de alerta para pragas de quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena selecionadas para a Região da Macaronésia;
• Formação especializada para técnicos com experiência em deteção e gestão de pragas nas Regiões de estudo;
• Capacitar e sensibilizar os técnicos do setor (cooperativas, associações de agricultores e outros) e do setor viveirista ou de importação de plantas, para estes riscos e;
• Informar o público e o setor agrícola sobre pragas em quarentena ou pragas regulamentadas de não quarentena e a importância de impedir a sua entrada.

 

Em síntese, com a execução deste projeto pretende-se evitar e/ou reduzir o estabelecimento de novos organismos nocivos nas diferentes Regiões em estudo, permitindo uma melhor capacitação de técnicos competentes no campo, informações ao setor e aos cidadãos em geral.

No âmbito do projeto CUARENTAGRI, deu-se início a 16 de março a um ciclo de webinars abertos a todos os interessados, que se realizam às terças-feiras, de 15 em 15 dias.

CUARENTAGRI webinar DICAs foto3 Estes seminários virtuais têm uma duração prevista de cerca de uma hora, ministrados por especialistas e profissionais do setor e terão como tema diversas pragas e doenças estudadas no projeto. Os webinars têm tradução simultânea.

Todos os webinars podem ser acedidos através da plataforma ZOOM:
• Link: http://rb.gy/sqs6n2;
• Código de acesso: 693560.

De referir que, no âmbito da formação do projeto, já se realizaram até à data vários cursos e webinars. Para ver a toda a documentação dos cursos e realizados e webinars, clique aqui. (https://www.cuarentagri.com/formacion/

No próximo dia 20 de abril, ir-se-á realizar-se mais um webinar, com o tema “Polillas de la papa”, proferido pelo Professor Raimundo Cabrera, da Universidad de la Laguna (ULL) e pela Dra. Ana Piedra-Buena, investigadora do Instituto Canario de Investigaciones Agrarias (ICIA), às 17h00.

CUARENTAGRI webinar DICAs foto4

 


Duarte Sardinha
Divisão de Análises Agronómicas
Direção de Serviços dos Laboratórios Agrícolas e Agroalimentares
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.