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Dia Mundial da Saúde - construindo um mundo mais justo e saudável

DM saude DICAs 1 O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da sua primeira Assembleia.

A cada ano, a OMS escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde, o qual passa a ser uma prioridade na agenda internacional. Para 2021, o tema é CONSTRUINDO UM MUNDO MAIS JUSTO E SAUDÁVEL- BUILDING A FAIRER, HEALTHIER WORLD.

Infelizmente, o mundo em que vivemos é desigual e a pandemia COVID-19 realçou essas desigualdades: enquanto algumas pessoas têm vidas saudáveis e acesso a bons cuidados de saúde, outras deparam-se diariamente com condições precárias de habitação e educação, insegurança alimentar e falta de acesso a serviços de saúde. E isto não é apenas injusto, é evitável e podemos agir para o mudar! A campanha do Dia Mundial da Saúde de 2021 pretende assegurar que, em todo o mundo, as pessoas vivam em boas condições, que conduzirão a um bom estado de saúde.

Este tema leva-nos a refletir acerca da sustentabilidade. Com a atual situação pandémica, assistimos a um aumento das famílias com necessidade de apoio para cumprir a satisfação das suas necessidades básicas. Ao mesmo tempo, a compra de alimentos alterou-se, verificando-se uma deslocação menos frequente aos supermercados e um maior volume de alimentos adquiridos e opção por alimentos menos perecíveis, como enlatados e alimentos processados, o que contribui para o consumo mais frequente de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal. Este comportamento irá contribuir para a ampliação da obesidade na nossa população, em especial nos mais jovens. Como é do conhecimento geral, uma população sem jovens saudáveis não poderá ter um futuro saudável. A obesidade infantil roubará saúde e anos de vida às gerações vindouras.

A sustentabilidade é a característica ou qualidade do que é sustentável, de forma a não esgotar os recursos naturais nem causar danos ambientais. A alimentação sustentável responde às necessidades do presente sem comprometer o futuro.

Construir um mundo mais justo e saudável passa por todos nós. Como dizia Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, o que é possível com simples ações no dia-a dia.

 

Uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL não é necessariamente despendiosa:

• Mantenha o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida;
• Privilegie os alimentos em natureza e os alimentos minimamente processados em detrimento de alimentos ultraprocessados (muitas vezes formulações industriais, tipicamente com cinco ou mais ingredientes, com aditivos e substâncias como açúcares, óleos, gorduras, sal, antioxidantes, estabilizantes e conservantes).
• Escolha alimentos, com o menor número de embalagens; prefira as embalagens familiares ao invés de embalagens individuais e reutilize as embalagens sempre que possivel;
• Atente aos prazos de validade dos produtos;
• Pratique o consumo consciente e aproveite 100% dos alimentos quando possível, reduzindo o desperdício na preparação e confeção dos alimentos (ex.: use os caules da hortaliça triturados para a base da sopa). Reaproveite as sobras para outras refeições;
• Produza a sua pequena horta na varanda ou no jardim de casa e;
• Oriente-se pelos 10 princípios da Dieta Mediterrânica:


1. Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base preparados que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas;

2. Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de alimentos de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosas;

3. Consumo de produtos vegetais, produzidos localmente, frescos e da época;

4. Consumo de azeite como principal fonte de gordura;

5. Consumo moderado de laticínios;

6. Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal;

7. Consumo frequente de pescado e baixo de carnes vermelhas;

8. Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais;

9. Água como principal bebida ao longo do dia;

10. Convivialidade à volta da mesa


Sónia Xavier – Nutricionista 0020N
SESARAM-EPERAM
ERPASS

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