1 1 1 1 1

"à sombra da bananeira..." -  problema n.º 9 

PROBLEMA n.º 9 - ABRIR

problema9 PREMIOPara o nono problema de "à sombra da bananeira", o prémio será um exemplar do livro Uma História da Literatura, de Alberto Manguel.

Sobre o livro:

Há sempre um momento, mesmo que difuso, em que cada um de nós olha para a página de um livro e começa a entender o que está lá escrito.

Esse momento fundador, que equivale à abertura de um imenso universo de possibilidades, transforma-nos naquela entidade sem a qual os livros seriam apenas objetos sem significado - um leitor.

De tábuas de barro ao papel, de códigos complexos a um simples scroll down, cada leitor entra, com a sua perspetiva própria, numa cadeia com mais de seis mil anos.

A leitura é uma imensa experiência que Alberto Manguel, ensaísta conceituado e bibliófilo apaixonado, apresenta aqui desde tempos antigos, em que um grão-vizir da Pérsia carregava a sua biblioteca para todo o lado em quatro camelos, até aos dias de hoje, mostrando como a leitura pode ser sedução, rebelião, obsessão, alegria, liberdade e muito mais.

 

problema9 PREMIO Alberto Manguel Sobre o autor:

Alberto Manguel (1948, Buenos Aires) cresceu em Telavive e na Argentina. Aos 16 anos, trabalhava na livraria Pygmalion, em Buenos Aires, quando Jorge Luis Borges lhe pediu que lesse para ele em sua casa. Foi leitor de Borges entre 1964 e 1968.

Em 1968, mudou-se para a Europa. Viveu em Espanha, França, Itália e Inglaterra, ganhando a vida como leitor e tradutor para várias editoras. Editou cerca de uma dezena de antologias de contos sobre temas tão díspares como o fantástico ou a literatura erótica. É ensaísta, romancista premiado e autor de vários best-sellers internacionais, como Dicionário de Lugares Imaginários, Uma História da Curiosidade, A Biblioteca à Noite, Embalando a Minha Biblioteca e Com Borges (Tinta-da-china, 2013, 2015, 2016, 2018 e 2020, respetivamente). Foi diretor da Biblioteca Nacional da Argentina entre 2016 e 2018. Foi galardoado com o Prémio Formentor das Letras em 2017.

Atualmente, vive em Lisboa, onde vai fundar a Biblioteca e um Centro de Estudos da História da Leitura.

Extraído, com a devida vénia, de wook.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.