1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

DICAs apuramentos (LEGENDA)

meteorologia agricola 422 1 A agricultura é um sistema tecnológico artificial desenvolvido pelo Homem, com o objetivo de se obter alimento, fibra e energia em quantidade suficiente para garantir a sua subsistência por um determinado período. O ritmo da disponibilidade de energia e de água de uma Região determina o seu potencial de produtividade agrícola. A energia radiante, a temperatura e a humidade afetam o desenvolvimento e o crescimento dos vegetais, dos insetos e dos microrganismos. A produção de biomassa está diretamente relacionada com a disponibilidade energética no meio, que condiciona a produtividade potencial de cada cultura.

O efeito térmico é fundamental para a produção das frutíferas de clima temperado, que necessitam entrar em repouso durante o inverno e, para tal, exigem um certo número de horas de frio para quebrar a dormência das gemas e retomarem o crescimento vegetativo e o desenvolvimento após o inverno.

O fotoperíodo (número máximo possível de horas de brilho solar) é outro condicionante ambiental que exerce influência no desenvolvimento das plantas, pois algumas espécies só iniciam a fase reprodutiva quando da ocorrência do valor crítico de fotoperíodo por elas exigido.

O ritmo anual desses elementos permite a escolha das melhores épocas de sementeira, visando ajustar o ciclo das culturas anuais às melhores condições locais de clima, minimizando-se o risco de adversidades meteorológicas, para que expressem a sua potencialidade produtiva. Também o teor de açúcares e de fibras e o aspeto dos frutos são afetados pelas condições ambientais

 

DICAs previsoes (NOTA

De acordo com os apuramentos meteorológicos do período compreendido entre 09 e 15 de março (ver quadro), as condições climáticas são adequadas à prática agrícola, tendo os valores da precipitação baixado significativamente relativamente à semana anterior.

Os valores registados da precipitação (P), bem abaixo aos da Evapotranspiração potencial - ETP (ver quadro), são condições que indiciam a necessidade de realização das regas, de acordo com as necessidades hídricas das culturas.

A disponibilidade de água depende do balanço entre chuva e evapotranspiração, sendo esta última dependente das condições da superfície (tipo de cobertura e de solo) e da demanda atmosférica (disponibilidade energética, humidade do ar e velocidade do vento). A disponibilidade hídrica no solo pode ser quantificada pelo balanço hídrico climatológico, evidenciando as flutuações temporais de períodos com excedente e com deficiência, permitindo o planeamento das atividades agrícolas, visando minimizar perdas.

As exigências hídricas das culturas e sua relação com as condições ambientais determinam e quantificação da irrigação.

Segundo as previsões do IPMA, as alterações até 25 de março no estado do tempo serão poucas, com alguma nebulosidade e aguaceiros raros,
Estas condições atmosféricas permitem realizar uma monitorização às culturas, na tentativa de detetar os primeiros sinais e sintomas de pragas e doenças e, assim, poder agir de forma assertiva, minimizando eventuais prejuízos.

 

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.