1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Ponta do Sol, onde o sol brilha sempre mais!

madalena do mar anos 40 livro fomento Vieira Natividade   Foto: Joaquim Vieira Natividade in “Fomento da Fruticultura na Madeira”, de 1947

Em direcção a poente e depois de visitarmos o concelho da Ribeira Brava, chegamos ao município da Ponta do Sol. Na freguesia da Ponta do Sol, que também é sede de concelho, predominavam outrora os canaviais, sendo por isso o açúcar, o produto que nos primeiros tempos proporcionou prosperidade a portugueses e a estrangeiros que naquele lugar se fixaram. Dessa época áurea há vestígios da riqueza gerada pelo “ouro branco” como é o caso do Solar dos Esmeraldos, no sítio da Lombada. No presente, a cana sacarina ocupa parte significativa da área agrícola a par com a cultura da bananeira, que ocupa as cotas do litoral até aos 200 a 250 metros de altitude, e alguma horticultura. Além disso, existe actividade florícola com recurso a estufas e um Centro de Desenvolvimento da Floricultura pertencente à Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, no sítio do Lugar de Baixo.

 

Na freguesia dos Canhas que, à semelhança da Ponta do Sol, vai igualmente do mar à serra, produz-se banana, cana-de-açúcar, diversas hortícolas em que se destacam a cenoura, o nabo e a beterraba, algumas fruteiras de clima tropical e subtropical como a papaieira, o maracujazeiro, a anoneira e o abacateiro, e de clima temperado como a macieira. Todos os anos, no início de Abril, realiza-se nesta localidade durante dois dias, a Feira Regional da Cana-de-Açúcar e seus Derivados, na Urbanização de Santa Teresa. A exposição de produtos como o mel de cana e a aguardente de cana, a demonstração e a degustação de iguarias que têm como ingredientes principais a cana doce em fresco ou transformada, assim como um Mercado dos Agricultores com uma vasta oferta de hortofrutícolas de produção local, fazem parte deste certame.

A Madalena do Mar é a freguesia que completa este município soalheiro, com uma extensa área de bananal que se alonga da estrada marginal às suas encostas verdejantes e dispostas em poios com muros de pedra aparelhada e que podem ser vistos com vagar, no miradouro do sítio dos Moledos. Diz-se que a melhor banana madeirense tem aqui o seu berço e por isso ali acontece a Mostra Regional da Banana que ocorre anualmente, em meados de Julho. Possui um clima propício para os cultivos tropicais e subtropicais ao longo do ano e é relativamente abrigada do vento, o que a torna num lugar de excelência para a agricultura.

Nas comidas, realço o bolo de noiva ou bolo doce, que apesar de não ser exclusivo do concelho da Ponta do Sol, é característico do Natal e era oferecido pelos noivos aos familiares e amigos que lhes oferecessem prendas de casamento, daí o nome bolo de noiva. Da mesma maneira, o cuscuz teve e tem alguma expressão na Ponta do Sol, sendo utilizado um pouco por toda a Região como substituto do arroz.

E porque é importante sabermos de onde vimos, aquilo a que tão bem chamamos as nossas raízes, permitam-me dedicar este artigo ao meu pai, Joaquim da Silva Caboz, que era natural dos Canhas e à minha mãe, Maria Fernanda de Leça P. da Silva, nascida na Madalena do Mar.

(O autor prefere usar a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990)

Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.