1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

O trator agrícola e os diferentes tipos - caracterização geral (conclusão)

Trator vinhateiro

São tratores com largura entre rodados menor do que nos fruteiros. A largura entre rodados não ultrapassa os 95 cm, se bem que esta largura possa ser ajustada e em função da tarefa a realizar. Outra característica particular do trator vinhateiro é ter uma altura livre superior até 1,8 m, o que possibilita laborar sobre as cepas das vinhas, se estiverem plantadas em espaldeira. Geralmente, tem uma altura livre sempre superior a 60 cm.

O trator vinhateiro tem uma boa manobrabilidade e possui direção assistida, estando assim apto para trabalhar em terrenos enlameados e com espaços de manobra reduzidos.

Existem tratores vinhateiros de rastos e de rodas.

tratores DICAs 10
Trator vinhateiro de rodas

Trator florestal

tratores DICAs 11
Trator florestal

São tratores robustos, dado que laboram em terrenos difíceis e com pouca intervenção humana (com pedras, troncos, raízes e fortes inclinações).

Em contraponto, estes tratores têm boa manobrabilidade e uma distância entre eixos elevada, tornando-os adequados para terrenos com árvores distribuídas aleatoriamente.

Existem tratores florestais de rastos e de rodas, aos quais é possível acoplar serras para o corte de árvores e gruas carregadoras para o transporte de troncos e pinças.

Escavadora ou retroescavadora

tratores DICAs 12
Escavadora

São tratores munidos de um braço acoplado com uma pá. São robustos e preparados para manobrar em terrenos difíceis.

Estes tratores têm como principal função a execução de trabalhos de movimentação de terras, que facilitem dentro a atividade agrícola na exploração (distribuição de solo em socalcos, por exemplo). Executam também cavas a balde em terrenos agrícolas, aconselháveis nos meses de outubro e novembro, para posterior plantio execução de lavouras em fevereiro e plantio de culturas agrícolas.

As retroescavadoras podem ser de dimensões reduzidas (miniescavadoras) ou de grandes dimensões e de rastos ou de rodas.

Bulldozer

tratores DICAs 13
Bulldozer

São tratores de grandes dimensões com uma pá frontal, muito utilizados na abertura de caminhos florestais e agrícolas. São comuns os bulldozers de rastos, mas também existem de rodas.

 

A Tomada De Força (TDF)

É o dispositivo através do qual as alfaias agrícolas e equipamentos vários são engatados ao trator para a execução de lavouras e outras atividades.

Quando a alfaia necessita de um dispositivo que confira movimento a algumas das sua partes integrantes (a cavadeira, por exemplo), na TDF a alfaia é acoplada ao veio de transmissão do trator por meio de um veio cardan, que transmite o movimento de rotação do veio motor ao cardan, que, por sua vez, transmite esse movimento de rotação à alfaia. A alfaia decompõe esse movimento rotativo, consoante a sua morfologia.

A TDF mais comum é a com engate em três pontos comandados hidraulicamente, que possibilitam a regulação da sua posição, consoante a profundidade de lavoura que se pretende, e também manter a profundidade da lavoura constante, mesmo que o terreno apresente irregularidades.

tratores DICAs 14
a – barra de tração; b – tirante fixo; c – braço do hidráulico; d – barra do 3.º ponto; e – tirante móvel
f – estabilizador interior; g – tampa da TDF; h – estabilizador exterior; i – alavanca de comando; j – quadrante do comando; l – mola de segurança do hidráulico

A TDF munida de sistema hidráulico permite:

a) Regular a descida da alfaia, através de comando próprio no painel de comandos do trator;

b) Utilizar um trator de potência para lavrar um terreno pesado e;

c) Poupar as máquinas em funcionamento quando se encontra um obstáculo, regulando a posição da alfaia para melhor ultrapassar esse mesmo obstáculo. A forma como a alfaia é engatada ao trator através da TDF é decisiva quanto à boa execução de uma lavoura.

Podem apresentar-se os seguintes tipos de engate da alfaia agrícola ao trator:

Alfaia arrastada - a alfaia mantém-se sobre o terreno devido ao seu próprio peso, pelo que a pressão sobre o terreno é constante ao longo da lavoura. A lavoura que se obtém é irregular e as elevações ou baixios dos solos mantêm- se após a passagem da alfaia.

tratores DICAs 15
 Alfaia arrastada

Alfaia semisuspensa - o peso da alfaia é suportado pelo trator e pelo solo. Na TDF, através da regulação do engate do engate, o peso que o trator suporta é regulável, consoante o tipo de lavoura que se pretende executar e as condições de terreno.

tratores DICAs 16
 Alfaia semisuspensa

Alfaia suspensa - o peso da alfaia é suportado, na sua totalidade, pelo trator. O engate da alfaia na TDF é feito em três pontos. A alfaia e o trator são, neste caso, um conjunto rígido e a profundidade da lavoura a executar no solo é regulada pelo operador do trator.

tratores DICAs 17
 Alfaia suspensa

No caso seguinte, o peso da alfaia pode ser regulável, permitindo aumentar ou diminuir a profundidade da alfaia.

tratores DICAs 18
 Pormenor da alfaia em que é visível a regulação em profundidade

Para ler a primeira parte deste artigo publicada no DICAs n.º 414 de 21 de janeiro, clique aqui.


António Henrique Fernandes Ferreira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.