1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

meteorologia agricola DICAs 412 apuramentos (LEGENDA)

De acordo com os apuramentos meteorológicos, compreendido entre 19 e 25 de janeiro (ver quadro), voltamos a ter condições climáticas muito amenas. Condições ótimas para realizar todo o tipo de operações na sua exploração agrícola.

Apesar dos valores registados da precipitação (P) serem inferiores aos da Evapotranspiração potencial - ETP, (V. quadro), não há necessidade de efetuar regas, porque o solo ainda está saturado de água, salvo eventuais exceções.

Segundo as previsões do IPMA a próxima semana, até 4 de fevereiro, prevê-se uma continuidade no estado do tempo, no entanto, com presença de alguma nebulosidade alternando com céu limpo – condições que permitem continuar a agendar operações culturais próprias da época.

Physalis L.

physalis 1 Physalis L. é um género botânico pertencente à família Solanaceae. O Physalis é um fruto originário da América do Sul sendo muito cultivado na Colômbia e Bolívia. É uma planta herbácea subespontânea e resiste bem a pragas e doenças sendo por isso ideal na agricultura biológica.

Em Portugal é frequente encontrar Physalis na beira das estradas dos Açores e Madeira, sendo mais rara no continente. Também conhecido nas ilhas por tomate lagartixa, tomate barrela e tomate capucho.

Em Português: Fisalis, Tomate lagartixa, Tomate Barrela ou Tomate Capucho.

Em Inglês: Cape Gooseberry, Golden Berry ou Chinese Lantern.

Variedades mais frequentemente cultivadas

Physalis pruinosa - cor alaranjada

Physalis franchetti - cor avermelhada

Physalis peruviana L. - amarelada

Sementeira

A semente de Physalis é muito pequena, no entanto tem uma taxa de germinação superior a 95%. Existem alguns cuidados a ter de modo a facilitar a sua germinação:

- Deve ser semeado em local abrigado do frio em janeiro/fevereiro de modo a ser transplantado para o exterior a meio da primavera no final do tempo frio (após maio);

- Para semear Physalis é necessário vasos pequenos ou células de plástico e terra esterilizada ou substrato próprio. É conveniente que a terra seja misturada com musgo de modo a reter mais humidade e a não se compactar;

- Coloque a semente a cerca de 1 cm de profundidade e cubra;

- Regue com um vaporizador frequentemente mantendo sempre a terra húmida, mas não encharcada.

Outro método é usar células ou vasos furados em baixo e colocar um tabuleiro com água por baixo, assim a terra mantém-se sempre húmida por capilaridade e nunca encharca.

 

meteorologia agricola DICAs 412 apuramentos (NOTA)

Plantação

physalis 2 Assim que as plantas atingirem cerca de 15 cm já apresentam alguma resistência ao frio e podem ser mudadas para os locais definitivos. Deve escolher uma zona com muito sol, protegida do vento e um terreno com boa drenagem de preferência ligeiramente arenoso.

Plantar a Physalis com espaço cerca de 60 a 80 cm entre plantas (na linha), para que se possa desenvolver convenientemente e dar muitos frutos e cerca de 1,5 m na entre-linha.

Caso não plante junto a um muro pode estacar os arbustos de Physalis com arames e estacas. O vento é o principal fator a ter em conta já que a Physalis é muito delicada e facilmente parte com ventos fortes.

Para a irrigação das plantas, indica-se o sistema de gota-a-gota.

Cuidados

A planta não gosta de excesso de humidade sendo muito vulnerável a doenças fúngicas. Em períodos de muita humidade, aplique calda bordalesa a cada 15 dias para evitar o ataque destas doenças.

No caso de combate a pragas, como broca, tripes e ácaros, faça pulverizações a cada oito ou dez dias, principalmente após a colheita. Os produtos fitossanitários podem ser adquiridos, com orientação de engenheiros especializados e usados na dose recomendada pelo fabricante.

Colheita

Cada arbusto de Physalis pode gerar até 3 kg de frutos variando conforme a sua localização e clima. Os frutos começam a amadurecer no início do verão e devem ser colhidos com cuidado para não danificar a planta à medida que ficam maduros. Cada planta tem uma vida de cerca de 3 anos em climas amenos.

Caso os frutos não sejam colhidos, as sementes espalham-se, originando a novas plantas à volta do arbusto mãe.

Usos

O Physalis é um fruto bastante saboroso e pode ser comido sem qualquer preparação. É normalmente usado na cozinha como decorativo de pratos e sobremesas devido ao aspeto fora do vulgar. Pode ser usado em compotas e doces ou em licores.

Existe alguma literatura relativa à utilização medicinal da planta como depurativo, diurético e anti-oxidante. No entanto não existem estudos científicos profundos que confirmem estas teorias.

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.