1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Chá, a bebida ancestral

cha 1 O chá será das bebidas mais antigas e mais consumidas em todo o Mundo. O seu aroma e sabor atravessou gerações, envolto em crenças e mitos, embebido em possíveis propriedades curativas e medicinais. O seu consumo foi-se enraizando nos hábitos e costumes dos povos, servindo de moeda de troca e de oferta, subsistindo até aos dias de hoje, como uma bebida quente ou fria, cheia de potencial.

O chá é muitas vezes apontado como um poderoso calmante natural e indutor de sono, um coadjuvante do processo digestivo, um forte aliado na cura de gripes e constipações, e uma preciosa ajuda em processos de emagrecimento. Bebido de forma simples, com açúcar ou mel, esta bebida está presente de forma transversal nos rituais da nossa sociedade. O chá será um excelente aliado na manutenção de um bom estado de hidratação, principalmente se consumido de forma simples, sem adoçar.

O chá, no sentido estrito da palavra, é a infusão preparada com as folhas da planta do chá, a camellia sinensis.

Os tipos de chá variam consoante o processamento das folhas e o tempo de contacto com o oxigénio. De forma geral, temos chá branco, chá verde, chá oolong e o chá preto.

O chá branco resulta do botão ou broto das folhas que são parcialmente secas ou submetidas ao vapor. O chá verde são as folhas levemente oxidadas, sendo submetidas ao vapor antes da secagem.

O chá oolong são folhas parcialmente oxidadas, passando pelos processos de emurchamento, fermentação e secagem. O chá preto são as folhas totalmente oxidadas, devido a maior processo de fermentação.

 

Destacaria o chá verde, pelo número de estudos em que está envolvido e pelo consumo generalizado na nossa população, numa abrangência que vai desde os produtos alimentares aos produtos cosméticos.

O chá verde tem a sua maior vantagem no teor de polifenóis que apresenta, nomeadamente nas catequinas, e no teor em cafeína. O seu efeito na promoção da saúde verifica-se ao nível da prevenção de doenças cardiovasculares e na melhoria do metabolismo de gorduras e açúcares. Alguns estudos também sugerem um efeito protetor de alguns tipos de cancro. Quanto à sua utilização em processos de emagrecimento, a ciências diz-nos existir alguma vantagem na sua utilização, embora esta ajuda na perda de peso seja pouco relevante, se não existir uma mudança dos hábitos alimentares que promova uma alimentação mais saudável. Ou seja, o chá verde pode ajudar, mas não é milagroso, muito menos conseguirá algum efeito atuando sozinho.

E da kombucha? Já ouviu falar? A kombucha é uma bebida obtida pela fermentação do chá verde ou preto, com açúcar e uma cultura de bactérias vivas e leveduras, carinhosamente chamada de scoby (symbiotic culture of bacteria and yeast). Terminado o processo de fermentação, pode ser-lhe adicionado outros ingredientes, como frutas, ervas ou lúpulos, sempre com o mínimo processamento possível. Assim, temos como produto final uma bebida gaseificada, ácida e adocicada. Estão nas suas premissas todas as qualidades e potencialidades do chá verde e preto, um forte poder antioxidante, às quais se adiciona o seu caráter probiótico e as propriedades do ingrediente adicionado, como o gengibre, a hortelã, a maçã, o limão ou as uvas, entre outros.

Esta bebida associada a maior vigor e força desde o tempo dos samurais, ganhou novo fôlego nos últimos tempos entre a população portuguesa. Entre as suas vantagens, fala-se no fortalecimento muscular, na melhoria da qualidade do sono, na diminuição de dores nas articulações e reumatismo, na melhoria do controlo glicémico e de tensão arterial e no alívio dos problemas digestivos. Não existindo fortes evidências científicas, e tratando-se de uma bebida de fermentação natural, chamo só a atenção para o teor final de açúcar. Tal como o chá verde per se, não será milagroso, mas pode ser mais uma opção de bebida agradável ao paladar.

Para terminar, seja consumido em saquetas ou usando as folhas naturais das ervas que temos na nossa horta ou jardim, seja fermentado ou não, o chá é uma bebida importante, quer em termos culturais quer em termos nutricionais, sendo uma mais valia para o estado de hidratação do nosso corpo, sem esquecer todos os benefícios que alguns dos seus componentes podem trazer à nossa saúde.

Joana Silva
Nutricionista (633N)
SESARAM, EPE
Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.